As inscrições serão encerradas às 23h59 desta sexta-feira (26)
A procura foi tanta que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) decidiu prorrogar as inscrições dos cursos presenciais do Programa Qualificar ES. O capixaba que deseja se qualificar gratuitamente tem até às 23h59, desta sexta-feira (26), para garantir sua inscrição no site www.qualificar.es.gov.br.
São 4.895 vagas em 38 opções de cursos presenciais com carga horária de 80 horas, para os turnos noturnos, e 120 horas, para os turnos diurnos. Recreador, Fotografia, Confeiteiro, Inglês, Maquiador, Auxiliar de Logística e Produção, Recepcionista, Operador de Caixa e Informática são algumas opções disponíveis.
A secretária de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, falou sobre o objetivo do Qualificar ES. “O programa visa a ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção no mundo do trabalho, através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem à vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa”, disse.
As vagas estão distribuídas nos municípios:
· Aracruz – 60 vagas;
· Cariacica – 1.470 vagas;
· Guarapari – 60 vagas;
· Serra – 1.025 vagas;
· Viana – 360 vagas;
· Vila Velha – 700 vagas;
· Vitória – 860 vagas;
· Santa Leopoldina – 360 vagas.
Nesse total estão incluídas as vagas das ramificações do programa. O Qualificar ES Indígena, em Aracruz, que acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh); e o Qualificar ES Mulher, que é realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), por meio do Programa Delas, e inova expandindo para mais cidades:
· Qualificar ES Indígena – Associação Indígena Tupinikim e Guarani em Santa Cruz, Aracruz;
· Qualificar ES Mulher – Cariacica, Vila Velha, Vitória e Santa Leopoldina.
Os requisitos para se inscrever é ter mais de 16 anos, residir no município em que o curso será realizado – sendo as vagas prioritárias para os moradores dos bairros contemplados –, e ser alfabetizado. Nos cursos da área da saúde o candidato tem que ter idade mínima de 18 anos.
Veja as vagas e os cursos por município clicando aqui.