Celebração de agradecimento marca início da construção do Porto
No último dia 19, sábado, aconteceu uma cerimônia restrita a colaboradores veteranos e poucos convidados em agradecimento e celebração pelo empreendimento da Imetame Logística Porto, sendo um marco para o início das obras do Porto que aconteceu nesta segunda-feira, dia 21 de junho.
Para o fundador do Grupo Imetame Etore Cavallieri foi um dia muito especial, a realização de um sonho. “O Porto é sonho meu, do meu pai e dos nossos colaboradores. Hoje é um dia de ação de graças a Deus por nos permitir sonhar e realizar. Fazemos o que fazemos por amor e com amor, procurando sempre fazer o bem para as pessoas e para o mundo”, disse Etore emocionado com o momento.
O evento teve início às 10h com uma celebração religiosa e seguiu com momentos de agradecimentos e homenagens, dentre elas a representantes indígenas. E como ato simbólico do início da construção dos quebra-mares, foram colocadas no mar duas grandes pedras, uma lançada pelo fundador da Imetame Etore Cavallieri e outra pelo Governador do Estado Renato Casagrande.
“A Imetame é uma empresa que orgulha muito todos nós capixabas. A gente viu o crescimento da empresa para chegar hoje com cinco mil colaboradores, é uma empresa de Aracruz, capixaba, e que está presente com muita competência e eficiência no Brasil todo. Hoje é marco para a empresa, nasce o Porto, a Imetame Logística Porto, que para nós é fundamental, porque além de estar crescendo e consolidando o trabalho da empresa, com este investimento da Imetame estamos tornando o nosso Estado mais competitivo, gerando mais oportunidades, inserindo o Espírito Santo em um cenário nacional e internacional. É uma empresa grande, bem posicionada no Brasil, que tem uma visão muita clara sobre desenvolvimento e geração de oportunidades. Parabéns a Imetame e a todos os seus colaboradores!”, concluiu o Governador.
A obra
Com a assinatura do aditivo do contrato de adesão da Secretaria de Portos (SEP), que inclui o cronograma de obras aprovado pela ANTAQ, e a autorização do Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), ocorrida no dia 08 de junho, a Imetame pode iniciar as obras marítimas com a construção dos quebra-mares.
O transporte das rochas a serem usadas nesta construção foi iniciado. As pedras estruturais para os quebra-mares são extraídas da própria pedreira da Imetame, localizada em Córrego das Pedras, área rural de Aracruz-ES. Já foi realizado a terraplanagem da área, a aquisição de equipamentos e todo preparativo para início das obras do Porto.
A previsão é de que as obras de instalação do empreendimento aconteçam ao longo de três anos, e nesse período serão criadas novas oportunidades de trabalho. Estimamos que, no momento de pico das atividades, haverá cerca de 650 vagas diretas no canteiro de obras. Por enquanto, as obras estão em fase inicial, e as vagas serão divulgadas à medida em que surja cada oportunidade. As vagas serão comunicadas através do SINE Aracruz e pelos canais de comunicação da Imetame Logística Porto.
Sobre o Porto
O empreendimento, com investimento na ordem de R$ 1,7 bilhão, tem como conceito um Complexo de Terminais Privados modelado para atender os mais diversos setores produtivos, oferecendo terminais especializados para diferentes tipos de cargas, como contêiner, carga geral e grãos.
Com profundidade de 17 metros, o Complexo Portuário poderá receber navios de longo curso, com calado de até 16,5 metros, permitindo a operação segura de navios de grande porte, que hoje ainda não operam de forma eficiente no Brasil.
A localização estratégica fortalece o empreendimento como uma excelente solução logística portuária, que está às margens da ES-010, a menos de 80km de Vitória, o Porto terá uma conexão ferroviária a 3km com a estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM). Próximo a diversas outras rodovias, incluindo a BR-101, o Complexo Portuário está ao lado de uma área de 5 milhões de m² com vocação para implantação de uma plataforma logística e industrial.