O Edital oferece 300 cotas de bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
Um investimento de R$ 2,1 milhões será destinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no
Edital 05/2021 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação do Espírito Santo, o Pibices 2021. O prazo para submeter propostas foi aberto, nessa segunda-feira (10), e termina às 17h59 do dia 10 de junho.
O Pibices 2021 oferece a concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Pibicti), regulamentados nas Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P), públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo.
“Despertar a vocação científica, tecnológica e de inovação entre os estudantes de graduação, apoiar a manutenção e a criação dos Pibicti capixabas e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado são alguns dos objetivos deste Edital”, comentou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.
Serão disponibilizadas 300 cotas de bolsas de ICT e cada bolsa terá duração mínima de quatro meses e máxima de 12 meses. A verba mensal destinada em cada bolsa é de R$ 600. Um dos maiores valores do País. Os programas interessados devem submeter suas propostas no sistema de cadastro de pesquisadores e pesquisas da Fapes, o SigFapes (
www.sigfapes.es.gov.br). A submissão deve ser realizada pelo coordenador institucional do Pibicti e cada IES/P poderá apresentar apenas uma proposta de programa.
A diretora presidente da Fapes, Cristina Engel, comentou sobre a importância do Edital para o graduando. “Embora o Edital contemple os programas capixabas específicos de iniciação científica, esse investimento impacta na vida do graduando. O Edital Pibices é para aquele aluno ou aluna que tem interesse pela área científica e que encontra nessas bolsas a possibilidade de fazer um treinamento enquanto pesquisador e, assim, saber se ele quer continuar na carreira ou não. É uma etapa fundamental de decisão desse graduando. Além disso, quando esse aluno, que foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica, decidir ir para a carreira acadêmica estará mais preparado, pois ele teve esse um ano de treinamento em que trabalhou ombro a ombro com um professor doutor que já tem atividades de pesquisa”, explicou Cristina Engel.
Cronograma do Edital 05/2021 – Pibices 2021
Data de publicação do Edital
10/05/2021
Data limite para submissão das propostas (até 17h59)
10/06/2021
Período de análise e julgamento das propostas (habilitação e distribuição das cotas de bolsa)
11/06 a 15/06/2021
Previsão de divulgação do Resultado de Habilitação e Distribuição das Cotas de Bolsa
A partir de 18/06/2021
Previsão de divulgação do Resultado de Habilitação e Distribuição das Cotas de Bolsa Homologado
A partir de 05/07/2021
Previsão de contratação das propostas selecionadas
A partir de 08/07/2021
Previsão de início da indicação do bolsista
A partir de 06/08/2021
Duração da bolsa (com concessão de no máximo 12 parcelas)
01/09/2021 a 31/08/2022
Dúvidas: bolsas.duvidas@fapes.es.gov.br