Diversas entidades do setor produtivo de Cariacica se uniram ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Prefeitura de Cariacica para promover, junto às empresas do município, a linha de crédito recém-lançada pelo Banco, com recursos do Fundo de Proteção ao Emprego, para socorrer empresas de portes diversos que enfrentam dificuldades financeiras neste período de pandemia da Covid-19.
A Associação Empresarial de Cariacica (AEC), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica (CDL), o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Cariacica (Sindilojistas Cariacica) e a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Espírito Santo (Femicro-ES) são algumas das entidades que participam desta iniciativa.
“Neste período de dificuldades que todo o setor empresarial enfrenta, a AEC e demais organizações parceiras se colocaram à disposição para ser um canal de comunicação com o Bandes e os empresários que necessitam acessar à linha de crédito”, afirma Alexandre Schubert, presidente da AEC.
Em reunião, as entidades definiram que usarão seus canais de comunicação - site, rede social e assessoria de imprensa - para fazer com que esta importante informação chegue a todos os seus associados e empresas do município.
O Fundo de Proteção ao Emprego está disponibilizando recursos da ordem de R$ 250 milhões. A linha de crédito faz parte do Fundo de Proteção ao Emprego e foi criada pelo Governo do Estado do Espírito Santo. A contratação exige documentação simplificada, com financiamentos a juros reduzidos, corrigidos pela taxa Selic. A carência será de 12 meses e o prazo de pagamento de até cinco anos.
Para ter acesso à proposta de financiamento de crédito emergencial é necessário entrar no site do Bandes e fazer o pré-cadastro, seguindo o passo a passo que apresentamos a seguir:
Acesse www.bandes.com.br
1 - Na página inicial, clique em Fundo de Proteção ao Emprego / Conheça mais. Em seguida, clique novamente na aba correlacionada.
2 - Faça o download da proposta de financiamento, imprima e preencha as informações necessárias a partir da página
3 - Importante ressaltar que o empresário deverá enviar apenas uma solicitação de financiamento por CNPJ.
4 - Envie o formulário e documentações solicitadas para o e-mail emergencial@bandes.com.br
Formulário:
Após impressão do formulário, é necessário preencher alguns dados, como:
- Dados da empresa (Razão Social, CNPJ) e contato de pessoa de referência para o atendimento;
- Quadro Cadastral para relacionar sócio e cônjuge, bem como participação na empresa;
- Regularidade da empresa (anexar certidão negativa previdenciária, alvarás e licenças solicitadas);
- Estrutura Administrativa e Organograma (tipo de administração, número de colaboradores atuais e projetados, etc);
- Situação econômico-financeira (anexar as três últimas demonstrações contábeis e o balancete mais recente, com defasagem mínima de 90 dias, ou extrato do Simples);
- Empresas optantes pelo Simples deverão apresentar extrato e também preencher quadro com projeção de resultados e capacidade de pagamento;
- Descreva objetivos e como a pandemia impactou seu empreendimento (redução de receita, aumento de despesas, etc.);
- Descreva Aspectos de Mercado (clientes e análise concorrencial) e Garantias (reais e pessoais);
- Assine e envie para o e-mail emergencial@bandes.com.br