Após a instalação da energia solar, a fatura do consumidor passa por algumas mudanças
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil instalou mais 600 mil kits fotovoltaicos em 2022, 50% maior do que o do ano anterior. Por ser uma alternativa mais econômica e sustentável, muitos passaram a optar pela energia solar para diminuir os gastos no longo prazo. No entanto, mesmo após a instalação do sistema, os consumidores ainda recebem uma fatura mensal de eletricidade. A partir do momento em que começa a gerar energia elétrica usando as suas placas solares, a conta pode ter algumas diferenças em relação à anterior. Por isso, é muito importante prestar atenção ao ler a fatura para evitar cometer erros que possam prejudicar o bolso.
Na fatura é possível encontrar informações sobre: consumo e energia da rede, e a energia injetada na rede, além dos créditos acumulados disponíveis. Caso o sistema solar gere mais energia do que o consumidor usa, o excedente é transformado em crédito, que são chamados de "unidade de créditos” ou “uc”.
Para quem não quer ter esse trabalho ou ainda precisa de um tempo para entender e se adaptar, a ITIsun, fornecedora de soluções de engenharia para energia solar da Energy Brasil, oferece o “Relatório de Contabilização de Energia”. Nele, a conta enviada pela concessionária é analisada e traz um resumo com as informações mais importantes sobre o consumo ao cliente.
Gustavo Nassif, diretor da ITIsun explica que com o Relatório o consumidor tem mais conforto e agilidade na hora de saber se o sistema está funcionando normalmente: “Com a nossa solução, o cliente não só tem informações sobre o quanto ele consumiu e produziu no mês, mas pode ver quanto dinheiro foi economizado desde o início do projeto, a economia gerada, toneladas de CO2 evitadas, entre outros dados que a fatura normal não apresenta”, comentou. "O nosso objetivo é descomplicar o uso da energia solar por meio de soluções tecnológicas”.
Sobre a Energy Brasil
Fundada em 2019, a Energy Brasil já conquistou o Selo de Excelência em Franchising 2022 organizado pela ABF e o selo 3 Estrelas segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, sendo a única empresa do segmento com estes dois selos. Presente na maioria dos estados brasileiros, a marca reúne atualmente 500 unidades e conta com um time de franqueados que comercializam kits fotovoltaicos, bem como serviços de instalação, manutenção e monitoramento.