Companhia ficou acima da média nas categorias Gestão da Sustentabilidade & Diversidade e Employer Branding, segundo guia da revista VOCÊ S/A
A EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, entrou pelo quarto ano seguido no ranking das melhores empresas para trabalhar, da revista VOCÊ S/A. O Guia, que avalia as práticas de gestão de pessoas e o ambiente de trabalho nas organizações, selecionou 150 empresas de 21 setores da economia.
A EDP ficou acima da média em duas classificações: Gestão da Sustentabilidade e Diversidade, e Employer Branding. A primeira delas avalia a contribuição das empresas para a melhoria da comunidade e do meio ambiente. A Companhia oficializou o seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que compõem o plano de ação global definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e incorporou, de forma ativa, oito ODS à sua agenda estratégica para o crescimento com geração de impactos socioambientais positivos.
Em 2019, a Empresa iniciou o Programa de Inclusão & Diversidade, com o objetivo de reafirmar o compromisso com a sua cultura e com a igualdade de oportunidades para todos. Entre as ações dos seis grupos de afinidade - Culturas e Espiritualidades; Gerações; Gênero; LGBTI+; PCDs e Raça - destacam-se a Escola de Eletricistas para Mulheres, a Semana da Diversidade, e a adesão ao Empresa Cidadã, com a extensão da licença-maternidade para seis meses, dois meses a mais do que os 120 dias previstos em lei, e da licença-paternidade para 30 dias, dez a mais do que o previsto no Empresa Cidadã. As regras do programa também valem para adoções e para casais homoafetivos.
Já o item Employer Branding avalia o orgulho de trabalhar em uma determinada empresa. Dentre as ações mais elogiadas pelos colaboradores estão o apoio a iniciativas de valorização da cultura Luso-brasileira, como o patrocínio máster para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e o aporte de R$ 12 milhões para a restauração do Museu do Ipiranga, sendo a primeira empresa da iniciativa privada a anunciar o apoio para a reforma do patrimônio histórico. Além disso, ao longo de 10 anos, por meio de seu Instituto EDP, a Companhia investiu R$ 100 milhões em ações voltadas à geração de renda e à educação nas áreas ao redor de suas operações.
“Estar entre as melhores empresas para trabalhar pelo quarto ano consecutivo é mais uma prova de que nossas ações refletem a cultura e os valores da EDP. Esse reconhecimento é fruto da satisfação dos nossos colaboradores e continuaremos, juntos, construindo uma empresa melhor a cada dia”, afirma Fernanda Pires, diretora de RH da EDP Brasil.
Em 2019, a EDP também foi eleita a melhor companhia na categoria “Ética e Transparência” no Guia Exame de Sustentabilidade e ficou entre as cinco melhores empresas do Brasil no anuário Época Negócios 360°, que avalia critérios como governança, inovação, visão de futuro, gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental.