Aos 120 anos, empresa associa iniciativas de voluntariado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
Dia 5 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional do Voluntariado, cujo objetivo é valorizar os voluntários e espalhar o espírito de solidariedade. Desde a sua fundação, há 120 anos, a Gerdau é norteada pelo respeito pelas pessoas, princípio que marcou a trajetória da companhia que, consciente da sua responsabilidade no desenvolvimento social das regiões onde atua, promove iniciativas e mobiliza pessoas em prol da transformação social.
A estratégia de atuação da Gerdau no âmbito social tem o objetivo de fornecer apoio técnico, financeiro e de voluntariado a pessoas e organizações, para que sejam capazes de transformar a si mesmas e ao seu entorno, gerando mudanças positivas nas comunidades. Distribuído em três pilares - habitação, educação empreendedora e reciclagem - o Programa de Voluntariado da Gerdau realizou, até novembro de 2021, mais de 180 ações com mais de 1130 horas doadas e mobilizou mais de 750 colaboradores e colaboradoras.
Os voluntários e voluntárias atuaram em causas como Educação de Qualidade (90 ações), Saúde e Bem-estar (63 ações), Erradicação da Pobreza (48 ações) e Fome zero e Agricultura sustentável (22 ações). Estas causas estão atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que a Gerdau assumiu o compromisso de promover ações alinhadas aos 17 ODSs ao tornar-se signatária do Pacto Global da ONU em 2019.
"Quando temos consciência do nosso papel social, buscamos transformar intenções em ações concretas, impactando positivamente a vida das pessoas e da sociedade ao nosso redor. Atuar em ações voluntárias em meio a uma pandemia intensificou nosso desafio, mas multiplicou o valor e o impacto positivo gerado em cada participação", afirma Caroline Carpenedo, diretora global de Pessoas e responsabilidade social da Gerdau. "Em 2021, por muitos momentos, nosso time ficou impedido de realizar ações presenciais para beneficiar um número ainda maior de pessoas. Ainda assim, conseguimos nos adaptar para continuar moldando o futuro. Realizamos diversas ações de forma on-line, impactando pessoas e transmitindo conhecimento e isso só foi possível com o trabalho incansável realizado por cada participante do programa, que viveram o nosso propósito - empoderar pessoas que constroem o futuro - no seu dia a dia", completa.
Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos
A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Nossa história
Da fábrica familiar de pregos em Porto Alegre (RS) a uma gigante da cadeia do aço internacional, a trajetória da Gerdau começa a partir da compra da Cia Fábrica de Pregos Pontas de Paris por João Gerdau, em 1901. O imigrante alemão marcou seu pioneirismo empreendedor, que se tornou a chama que se mantém acesa até hoje, 120 anos após sua fundação. Na última década, a Gerdau segue fazendo história por meio de uma transformação cultural e digital baseada no compromisso de moldar um futuro cada vez mais sustentável.