Os associados ao Sicoob ES receberam no dia 31 de dezembro último o pagamento de juros sobre o investimento que têm na instituição
Os associados ao Sicoob ES, maior grupo empresarial do Espírito Santo, receberam, no dia 31 de dezembro último, cerca de R$ 45 milhões. Esse valor é referente ao pagamento de juros sobre o capital, que é o investimento mantido na instituição. Uma parte desse valor (20%) foi creditada na conta corrente dos cooperados, que hoje já são mais de 500 mil, entre pessoas e empresas. O restante cada um vai manter na instituição, na sua cota particular.
“As cooperativas do Sicoob ES realizam o pagamento de juros sobre o capital anualmente, desde 2007. Esse valor é o resultado da taxa média da Selic durante o exercício, é pago sobre o capital do sócio”, explica Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo da instituição financeira cooperativa.
Esta prática, segundo o dirigente, injeta recursos na economia local, propiciando o estímulo aos negócios que estão na área de atuação do Sicoob ES. “É um ganho conjunto, pois a cooperativa cresce, os associados são valorizados e o cooperativismo impulsiona o desenvolvimento regional”, destaca o diretor-executivo.
Diferenciais
Os valores estão especificados no extrato da conta e podem ser consultados pelo aplicativo do Sicoob e nos demais canais de autoatendimento, que incluem o Internet Banking e o caixa eletrônico.
Nailson Dalla Bernadina enfatiza que esse pagamento é um dos diferenciais das cooperativas de crédito, que atuam próximas dos associados, e por isso têm condições de oferecer soluções personalizadas.
Outra exclusividade desse modelo de negócio, conforme ressalta o diretor, é a divisão dos resultados entre todas as pessoas e empresas que compõem o quadro social. “Nós realizamos o retorno sobre o investimento do cooperado, que é dono, cliente e sócio da instituição”, afirma.
Resultados
Até abril, quando serão encerrados os encontros anuais de prestação de contas, os associados vão receber também parte dos resultados, que são chamados de sobras, referentes às suas movimentações financeiras durante o ano passado.
Principal instituição financeira cooperativa do Espírito Santo, o Sicoob ES tem um patrimônio líquido superior a R$ 2 bilhões. Este indicador representa as riquezas da instituição capixaba.
Sobre o Sicoob
O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,6 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.
É formado por aproximadamente 357 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 2 mil cidades brasileiras.
Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 500 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.