Um dos sete princípios do cooperativismo é o interesse pelas comunidades, concretizado pelo investimento em ações que visam ao desenvolvimento dos locais em que as instituições atuam.
Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES, afirma que essa premissa é presente no trabalho realizado pelas cooperativas que lidera por meio da prática e da promoção de projetos que integram crianças, jovens e adultos.
No ano passado, o Sicoob ES alocou mais de R$ 1,8 milhão em iniciativas voltadas ao empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, cidadania financeira e saúde.
Algumas ações
O projeto Arte de Somar, por exemplo, promove a conscientização sobre a administração correta do dinheiro e dos recursos, por meio de oficinas para estudantes. As ações abrangeram 5,1 mil participantes em 2019, em 16 municípios.
Nas cooperativas mirins, alunos aprenderam o conceito da colaboração para o alcance de objetivos comuns por meio do trabalho em conjunto. O projeto foi criado em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES).
Por meio do programa Associado ao Negócio, micros e pequenos empresários foram capacitados para gerir melhor os seus empreendimentos. Ao todo, 729 cooperados integraram as turmas de 2019.
Um total de 45 projetos sociais foi selecionado pelo Sicoob ES, por meio de um edital, para receber os recursos do Fundo de Investimento Social (FIS). Cerca de 15 mil pessoas estão sendo beneficiadas, em 29 municípios. O segundo edital será lançado em abril deste ano.