Feira é voltada para inovação do setor metalmecânico capixaba.
A partir desta terça-feira (08), a cadeia produtiva do setor metalmecânico capixaba se reúne para a Feira da Inovação Industrial, MecShow 2023. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa do painel “Energias Limpas e Renováveis: Situação atual e Perspectivas”, espaço dentro da programação da feira voltado para discutir o desenvolvimento sustentável das empresas.
A MecShow é um evento de referência para o setor industrial capixaba, atraindo profissionais qualificados que atuam ou que tenham interesse de negócios com o setor, proporcionando networking e oportunidades de negócios para fornecedores e indústrias. A edição deste ano tem como tema “A evolução pra quem não para”, e vai contar com arenas voltadas para a inovação, negócios e tendências ESG.
Para somar às discussões promovidas pela Feira, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, vai participar da mesa-redonda sobre “Energias Limpas e Renováveis: Situação atual e Perspectivas”, às 15h30. Kneip apresentará o Programa ES Inteligente, que possibilita parcerias entre as empresas do setor privado e as prefeituras, com o objetivo de transformar os municípios capixabas em cidades inteligentes e cada vez mais sustentáveis.
Além disso, o Bandes terá um espaço na feira para atender ao público presente e elucidar dúvidas sobre os produtos e serviços ofertados pelo banco. Embora o foco do Mec Show seja inovação para a indústria, além das linhas Finep, voltadas exclusivamente para a inovação, serão apresentadas também as principais linhas atuais de financiamento do Bandes. Entre elas, estão o Bandes Retomada, criada para apoiar lideranças femininas, Bandes Investimento Fixo e Misto, que são ideais para a aquisição de máquinas, equipamentos, obras e capacitação.
Os empresários poderão conhecer também o BNDES Automático e Finame. Nessa linha, podem ser adquiridos máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional. Para Marcos Kneip Navarro, o contato dos empresários com o banco pode favorecer o crescimento e o desenvolvimento de seus negócios, seja por meio do crédito ou das Parcerias Público-Privadas (PPPs).
“No evento, os empreendedores poderão conhecer as linhas de financiamento destinadas ao setor, os programas de fomento e incentivos destinados à indústria metalmecânica. O espaço também é favorável para possibilitar que novos negócios sejam criados, apresentando soluções para o desenvolvimento da indústria capixaba. Por meio da promoção da inovação, da sustentabilidade e da tecnologia nos municípios capixabas, o Bandes se compromete com o desenvolvimento do Espírito Santo, para gerar renda e transformar a vida do capixaba”, afirma Kneip.
Saiba mais sobre as linhas de crédito
Finep
Com uma parceria de cerca de dez anos, o Bandes e a Finep atuam no Espírito Santo para apoiar o avanço da tecnologia e a inovação nos negócios capixabas, permitindo a inclusão de novos equipamentos, produtos e serviços ideais para a realidade de uma indústria 4.0, que domina os grandes debates nacionais e internacionais para a compra de máquinas, treinamentos, consultorias, implantação de sistema, entre outros.
Bandes Retomada
A linha Bandes Retomada é uma das alternativas do banco capixaba para proporcionar maior inclusão de gênero nos negócios capixabas. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pelo Bandes como forma de reforçar a capacidade de dar suporte financeiro às empresas do Estado, impulsionando a inclusão de gênero por meio da coleta e do monitoramento de dados desagregados por sexo dos líderes ou proprietários das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), segundo as melhores práticas. Assim, é possível aumentar a participação efetiva de crédito de capital de giro para as MPMEs capixabas e lideradas por mulheres.
Bandes Investimento Fixo e Misto
Voltadas para apoiar iniciativas para ampliação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial, além de formalização, racionalização e controle ambiental, bem como o capital de giro associado. As linhas são ideais para os empreendedores que buscam crédito para a aquisição de máquinas, equipamentos, investimento em pesquisa e inovação, incluindo a capacitação da equipe e obras.
BNDES Automático e Finame
As linhas de investimento com repasse Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são oportunidades para que os empreendedores capixabas diversifiquem as empresas, permitindo o aumento da capacidade produtiva, com novos equipamentos, e acompanhado também da possibilidade de investir em produtos sustentáveis para o meio ambiente. Inclusive, o Bandes oferece condições mais atrativas para os empresários com as linhas Finame e Finame Baixo Carbono, destinadas aos empresários capixabas que desejam financiar a compra de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
Conheça o ES Inteligente
A parceria do Bandes com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) visa a reparar e a transformar os municípios em ambientes inovadores e modernos. O programa de Parcerias Público-Privadas do Bandes atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de inovação, tecnologia e sustentabilidade socioambiental, como a instalação de internet gratuita, energia renovável e eficiência energética.
Com uma equipe multidisciplinar do Bandes e do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), o município interessado em desenvolver sua infraestrutura por meio das PPPs terá todo o suporte para estruturar o projeto: estudos de viabilidade, análises legislativas e de mercado do município e sua adequação, se necessário. A equipe também presta apoio na elaboração dos documentos finais, na submissão do projeto à consulta pública e no acompanhamento do processo licitatório.