A Associação Empresarial de Cariacica, o Sebrae, o Senac, a Femicro, o CDL e o Sindilojas realizaram nesta semana uma nova edição do Café Empresarial: Conexão Cariacica – seu café de negócios. O tema desta edição foi “Desafios da Mão de Obra Formal”, considerado de grande importância para o setor produtivo e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.
O encontro, realizado na sede do Senac/Sebrae, em Cariacica, contou com um painel de alto nível, incluindo participação do diretor institucional da AEC e gerente de RH do Grupo SIMEC, Wanderson Climaco; da gerente de Recursos Humanos da Politintas, Flávia Ferreira; e do coordenador de Desenvolvimento e Empregabilidade do Senac, Ibrahim Oliveira.
A manhã foi marcada por importantes trocas de experiências, reflexões estratégicas e propostas concretas para enfrentar os principais desafios enfrentados pelas empresas, como a qualificação profissional, a retenção de talentos e a conexão entre a formação e as necessidades do mercado.
Segundo o diretor institucional da AEC, Wanderson Climaco, este tema é muito relevante para as empresas capixabas, especialmente nestes tempos em que muitos setores sofrem com a falta de profissionais. “Os debates nos ajudam a entender as transformações que o setor empresarial está passando, identificar os gargalos e as necessidades dos empregados e empregadores, permitindo a busca de alternativas para desafios como este, que pode afetar o crescimento econômico e a produtividade no país”, afirmou.