O projeto será patrocinado pela ArcelorMittal, via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba do Governo do Espírito Santo, e será destinado apenas para meninas
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a Federação Aquática Capixaba (FAC) lançam, em parceria, o projeto social Todos Pela Natação: Só Para Elas. O projeto será patrocinado pela ArcelorMittal, via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba do Governo do Espírito Santo, e será destinado apenas para meninas. As aulas começam neste mês de março, em Vitória.
O projeto organizado pela CBDA e pela FAC será totalmente gratuito e terá 500 vagas para meninas a partir de 6 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental I ou II. Serão realizadas aulas de segunda a sexta, sempre com horários pela manhã e também no período da tarde. Cada aula terá duração de 45 minutos.
Um dos objetivos do projeto é a prevenção ao afogamento. De acordo com a OMS, no Brasil a segunda principal causa de morte de crianças de 5 a 10 anos é o afogamento, atrás apenas dos acidentes de trânsito. Por isso, a CBDA, em parceria com a FAC, propôs a realização de um projeto social para crianças em Vitória.
“A CBDA também tem como responsabilidade e a preocupação com a iniciação de crianças na Natação. Primeiro, pela promoção do bem-estar, da saúde e da prevenção ao afogamento. Depois, com a parte esportiva. Não tem como a gente pensar em alto rendimento, sem pensar em como essas crianças estão começando a nadar. Com esse projeto, estamos abrangendo todos os aspectos”, disse o Presidente da CBDA, Luiz Fernando Coelho. “Para o Espírito Santo será uma belíssima iniciativa. Serão mais de 500 crianças aprendendo a nadar, se desenvolvendo e se apaixonando pelo nosso esporte. Esse projeto com certeza nos alegra e nos motiva a continuar trabalhando pela Natação capixaba", disse o Presidente da FAC, Fernando Bissoli.
O projeto terá metodologia estabelecida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e será coordenada pelo Diretor Técnico Thiago Budicin. Além de Thiago, serão 22 profissionais que atuarão dentro do projeto.
A CBDA, a FAC e a ArcelorMittal destinam os esforços à iniciação da Natação feminina. O projeto, inovador para a modalidade no Brasil, terá sua comissão técnica majoritariamente feminina também com o objetivo de profissionalizar mais professoras, mais estagiárias e mais profissionais envolvidas com a natação. “O Projeto Todos Pela Natação: Só Para Elas foi idealizado para que mais meninas possam ter acesso a natação olímpica, esporte pouco difundido pelas políticas públicas no Brasil. Esperamos replicar esse projeto em outros estados e aumentar o número de crianças praticantes da natação em todo o país”, disse o Diretor Executivo do Projeto, Alessandro Serrato.
A patrocinadora do projeto será a ArcelorMittal, que viabilizará o projeto para todas as crianças através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba do Governo do Estado do Espírito Santo. Além de contar com uma equipe multidisciplinar qualificada, elas receberão camiseta, bermuda, maiô, óculos e touca gratuitamente. “Sabemos o quanto o esporte, de forma geral, exerce influência positiva sobre o caráter e o desenvolvimento de todo ser humano. Ao oferecer essa oportunidade para meninas aprenderem e evoluírem num esporte tão completo e benéfico para a saúde como a natação, trabalhamos desde cedo o empoderando dessas jovens, despertando, nelas, habilidades como autoconfiança, trabalho em equipe e liderança. Valores e objetivos que estão em total consonância com o que a ArcelorMittal busca nos projetos e ações que apoia”, afirmou o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Bernardo Enne.
Inscrições
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site https://www.e-inscricao.com/cbda/tpn.