Acaba de se formar a primeira turma do projeto Cidades da Solda, uma iniciativa da ArcelorMittal Cariacica em parceria com a Fundação ArcelorMittal Brasil e a prefeitura do município que tem como objetivo qualificar jovens e profissionais desempregados de Cariacica para trabalharem como soldadores. Durante o curso, os 15 participantes tiveram aulas teóricas e práticas de soldagem, realizadas no Centro de Treinamento e Inspeção de Soldagem (Cetisolda), em Jardim América.
Marriel Filipe da Silva, que já era profissional da área, mas estava desempregado, afirmou que o curso lhe proporcionou novos conhecimentos. “Pude melhorar a forma como exercia o meu serviço. Aprendi técnicas inovadoras e agora, certamente, trabalharei com mais qualidade”, disse. Já Alan Ferreira da Silva, também aluno do curso, frisou a qualidade do ensino. “Pude me aperfeiçoar mais. Os professores são excelentes, vale a pena fazer”, garantiu.
De acordo com a analista de Comunicação da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, o projeto Cidades da Solda já é realizado pelo Grupo ArcelorMittal em Minas Gerais, mas no Espírito Santo acontece pela primeira vez neste ano. “O projeto visa a inserção desses profissionais no mercado de trabalho e o atendimento ao próprio mercado, já que existe uma carência por profissionais qualificados na área de Soldagem”, diz.
As aulas da segunda turma do curso serão iniciadas ainda neste ano. A seleção dos alunos participantes será realizada pela Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (SEMCIT).
Fonte: Contatus Comunicação