Loading...

Notícia

Publicado: 19/03/2021 14:56h

“O Custo da Água”: com lançamento de livro, debate virtual discute os desafios para a preservação deste valioso recurso natural

“O Custo da Água”: com lançamento de livro, debate virtual discute os desafios para a preservação deste valioso recurso natural
Nunca na história brasileira se fez tão necessário dispor de uma infraestrutura hídrica eficiente. Afinal, somente ela é capaz de regular o bom funcionamento das inúmeras atividades econômicas que movimentam o país e, ainda, prover serviços de saneamento básico à população de cerca de 220 milhões de habitantes.

A nossa realidade, entretanto, é bem diferente. E a falta de financiamentos na área tem gerado sérios gargalos na economia, especialmente em tempos de estiagem, quando são impostas regras de racionamento do uso da água, afetando os mais diversos setores produtivos.

Para tratar desse importante tema, será realizado um encontro virtual com especialistas e autoridades da área hídrica no próximo dia 22, Dia Mundial da Água. O painel marcará o lançamento do livro “O Custo da Água” do professor Valmir Pedrosa.

Ex-assessor técnico do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBSHF) e autor do livro “Construindo a segurança hídrica”, Pedrosa apresentará os principais aspectos da sua nova obra e responderá a perguntas dos demais participantes do debate e do público. Além deles, estão confirmados: Fabrício Assis (gerente Geral de Produção de Coque e Energia na ArcelorMittal Tubarão) e Fábio Ahnert (diretor-Presidente da Agência de Gerenciamento de Recursos Hídricos do ES – AGERH). O debate terá como mediador Paulo Wanick, diretor de Finanças, Estratégia & Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil Aços Planos e presidente do IBEF-ES, entidade que realiza o painel, em parceria com a ArcelorMittal Tubarão.

“Mais do que apresentar fundamentos da engenharia econômica aplicados à infraestrutura hídrica, a publicação do professor Pedrosa faz uma valiosa análise sobre o custo da água, preenchendo uma importante lacuna na literatura técnica nacional. Ao abordar exemplos contemporâneos e inspiradores de irrigação, saneamento, navegação, geração de energia elétrica e outros, o professor compartilha sua valiosa bagagem teórica e prática não só com estudantes e profissionais dedicados ao tema, mas também com  empresas como a nossa, a ArcelorMittal Tubarão, companhia que, desde que iniciou suas operações décadas atrás, tem estado especialmente atenta à questão hídrica e aos desdobramentos que a escassez de água pode trazer para suas unidades e as regiões onde está inserida”, destaca Wanick no prefácio da obra.

A programação começará às 19 horas e para ter acesso ao evento e receber o link que será enviado por e-mail, é necessário se inscrever no link: https://bit.ly/custoagua.

Saiba mais
Valmir Pedrosa é professor titular da Universidade Federal de Alagoas. No triênio 2016-2018 atuou como assessor técnico do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBSHF). No mesmo período tem mantido regular cooperação técnico-científica na gestão de conflitos e de recursos hídricos com a ArcelorMittal Tubarão – a maior usina de produção de aço plano do Brasil, pertencente ao maior grupo do mundo na produção de aço. É coordenador da pesquisa “A gestão da água do Canal do Sertão Alagoano”, financiada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/AL) em uma articulação institucional com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). É autor dos livros “Solução de conflito pelo uso da água” – 2017 e “Construindo a segurança hídrica” - 2018.

Fonte: Mile4 Assessoria de Comunicação
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras