Os aprendizes do Programa Porta de Entrada, parceria da ArcelorMittal Cariacica com o Senai Vitória, iniciaram a vivência prática na usina, como parte do programa de aprendizagem industrial. As atividades ocorrem todas as quartas-feiras, com visitas às áreas de Aciaria e Laminação, onde os alunos recebem orientações sobre o funcionamento, a gestão e a segurança das áreas, com os profissionais da empresa.
A expectativa é de que ainda no mês de abril, os aprendizes comecem a atuar nessas áreas sob a orientação de um profissional “padrinho”. Ao final da qualificação, os participantes poderão integrar o quadro de profissionais da ArcelorMittal Cariacica na função de operador trainee.
O Programa Porta de Entrada selecionou 40 candidatos para darem início à qualificação em Aprendizagem Industrial nas áreas de Manutenção Elétrica e Manutenção Mecânica. O curso é gratuito e possui a duração de dois anos. Nesse período, as aulas teóricas são ministradas no Senai Vitória e a vivência prática ocorre na ArcelorMittal Cariacica.
Para participar do programa, os candidatos passaram por um processo seletivo com prova teoria, dinâmicas de grupo e exames médicos e psicológico. Puderam participar, jovens com idades entre 18 e 22 anos, com o Ensino Médio concluído até janeiro de 2018.