Notícias falsas divulgadas na Internet (Fake News) impactaram, recentemente, debates públicos relevantes como as eleições norte-americanas e os plebiscitos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, entre outros.
Agora é o Brasil, em ano de eleições gerais, que está enfrentando o grave problema. Para debater o polêmico tema, diversas instituições públicas e empresas privadas têm realizado eventos visando promover uma reflexão sobre o voto consciente e um melhor entendimento acerca da disseminação das notícias falsas pelas redes sociais. O objetivo é tentar garantir que o processo eleitoral brasileiro transcorra da forma mais democrática e transparente possível.
Na próxima sexta-feira, dia 8, quem vai realizar um desses eventos é a ArcelorMittal Brasil. Um encontro às 10 horas, em Belo Horizonte, e que será transmitido ao vivo para gerentes e empregados da ArcelorMittal Tubarão, em Serra, reunirá o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Edgard Penna Amorim, o diretor do programa “Que mundo é esse? da Globonews, André Fran, e diretor da Transparência Internacional, Bruno Brandão, em torno do assunto.
A discussão terá a mediação da presidente do Reputation Institute, Ana Luisa Almeida, e será aberto pelo presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho.