Após dois anos interrompido por conta da pandemia, o programa de visitas da ArcelorMittal Tubarão será retomado neste mês de setembro. Com nova identidade visual e novo nome - Programa Conectar ArcelorMittal Tubarão, a iniciativa visa propiciar aos interessados a oportunidade de saber mais sobre a importância do aço e sua aplicação no nosso dia a dia. Também permite conhecer melhor a empresa e o que ela tem feito para produzir com responsabilidade social e ambiental.
As novas visitas poderão ser reagendadas, gratuitamente, a partir de amanhã, dia 16 de setembro, no link https://brasil.arcelormittal.com/a-arcelormittal/visite-nos/arcelormittal-tubarao.
Poderão participar alunos de cinco anos da Educação Infantil, Ensinos Fundamental I (5º ano) e Fundamental II (9º ano) e 1ª série do Ensino Médio, assim como estudantes de todos os períodos do Ensino Técnico e Superior, comunidades e grupos organizados (ONGS, Grupos de Igrejas, dentre outros).
Novidades e melhorias
Em 2022, o programa de visitas monitoradas da ArcelorMittal Tubarão completa 25 anos. O novo nome (Conectar) chega com a proposta de consolidar ainda mais a conexão entre as pessoas e a empresa, seus processos de produção e programas socioambientais. Para melhor receber os visitantes, o Centro de Educação Ambiental da unidade passou por mudanças, visando se tornar ainda mais lúdico e oportunizará que os participantes vivenciem experiências diferenciadas e interativas.
“Queremos fortalecer e enriquecer ainda mais a comunicação entre a empresa e a sociedade, possibilitando e estimulando oportunidades de aprendizados diversos, não só em relação à empresa e sua produção, mas também ações de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Queremos dar ainda mais visibilidade às nossas estratégias corporativas e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência inesquecível para os nossos visitantes”, afirmou a gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, Jennifer Coronel.
Segundo ela, os temas das visitas foram personalizados de acordo com as faixas etárias e elaborados por uma equipe multidisciplinar, formada por professores, pedagogos, psicólogos, jornalistas, biólogos, publicitários e especialista em live marketing. Turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, contarão com materiais didáticos que serão apresentados por seus respectivos professores como plano de aula antes da vinda dos alunos à empresa. O projeto pedagógico está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ao Currículo Capixaba e ao Plano de Ensino do Professor em sala de aula.
O material contempla as diferenças estruturais das diversas instituições de ensino, e conta com documentos e atividades em versões para impressão monocromática, colorida ou projeção em tela. Tudo para oferecer aos alunos um aprendizado mais rico e fluido.
“Este material será ponto de partida para que cada professor e sua turma desfrutem de toda a experiência e conteúdo que preparamos. Ele integra as disciplinas trabalhadas em sala de aula aos temas oferecidos para as visitas à ArcelorMittal Tubarão, visando o desenvolvimento de habilidades e competências conforme as normativas da educação. Por isso, será muito importante que as atividades propostas (pré e pós visita) sejam realizadas por completo, uma vez que estão interligadas às atividades da visita em si”, explicou.
As atividades do programa de visitas (antes chamado de Conhecer ArcelorMittal) foram temporariamente suspensas em março de 2020. No ano anterior, 2019, mais de 15 mil pessoas visitaram a empresa por meio da iniciativa, incluindo mais de 4 mil estudantes e professores de cursos técnico e superior, além de intercambistas.