Loading...

Notícia

Publicado: 23/03/2023 16:41h

ArcelorMittal Brasil se consolida como empresa referência na gestão de recursos hídricos

ArcelorMittal Brasil se consolida como empresa referência na gestão de recursos hídricos

No Dia Mundial da Água, empresa destaca as iniciativas já adotadas para o uso racional do recurso

O uso intensivo da água exigido pelo processo de produção do aço levou a ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil, a desenvolver diversas ações para o uso racional desse recurso. O principal objetivo, somado ao olhar sustentável para a utilização da água, é a busca de captação alternativa para antecipar cenários de escassez hídrica. Referência em gestão hídrica na indústria, a ArcelorMittal já implantou em todas as suas unidades de produção o Plano Diretor de Águas, que visa estabelecer estratégias para garantir a disponibilidade dos recursos hídricos, uso eficiente e busca de fontes alternativas para as operações em curto, médio e longo prazos.  

De acordo com o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, Jefferson De Paula, o uso racional da água integra uma das 10 Diretrizes do Desenvolvimento Sustentável da empresa, que há muitos anos já atingiu um alto índice de recirculação. “Além de atender a todos os parâmetros estabelecidos em legislação em relação a captação e descarte, a ArcelorMittal segue as diretrizes descritas no Plano Diretor de Águas, metodologia que garante segurança às operações industriais e redução de impactos nas bacias hidrográficas decorrentes da captação de água para a produção do aço. O nosso índice de recirculação está acima de 97%”, afirma.

Um estudo inédito no Brasil sobre a “Previsibilidade de Disponibilidade da Água nas Bacias Hidrográficas em que a ArcelorMittal opera”, está sendo conduzido pela empresa em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O foco do estudo é analisar cenários de adaptação necessários para o enfrentamento das mudanças climáticas. A pesquisa abrange as unidades industriais localizadas nos municípios de Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Piracicaba (SP). 

A metodologia consiste na realização de pesquisas bibliográficas sobre ferramentas que melhor representem o risco hídrico industrial no mundo, associados a estudos teóricos e práticos, de forma a caracterizar a segurança hídrica das bacias hidrográficas. O estudo também prevê uma plataforma digital que apresente a disponibilidade hídrica real e prognósticos para cenários de 10, 20 e 30 anos, com previsão de conclusão em 2024. 

Além disso, será realizado um diagnóstico com sugestões de implementação de ações efetivas para diminuir o risco de abastecimento, novas fontes de captação e o uso da água a curto, médio e longo prazos. 

Planta de dessalinização da água do mar

A unidade industrial de Tubarão, localizada no município de Serra (ES), maior planta de aço da empresa, também é destaque na utilização racional de água. A usina conta com diversificação de fontes de suprimento, que incluem a captação do rio Santa Maria (Grande Vitória), através da concessionária local, e a nova planta de dessalinização da água do mar, inaugurada em 2021. Iniciativa pioneira no Brasil, a planta de dessalinização tem capacidade de produção de até 500m³/h de água industrial. A unidade também prevê fazer o reuso de efluentes tratados do esgoto de Vitória (ES) - parceria com o governo capixaba e a Cesan, concessionária estadual.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras