A ArcelorMittal abriu o Solar da Fazenda, em João Monlevade, para a visitação dos moradores a partir desse mês de abril. A iniciativa faz parte das comemorações do bicentenário da chegada de Jean Antoine Félix Dissandes de Monlevade (1791-1872) ao Brasil. Ele, que foi um dos pioneiros da siderurgia no País, desembarcou nas terras do antigo arraial de São Miguel de Piracicaba (hoje município de Rio Piracicaba) e deu início, por volta de 1818, à construção de sua residência: o Solar da Fazenda Monlevade.
Majestosa, confortável e imponente, a construção do século XIX passou a dominar a paisagem à margem do rio Piracicaba. Com varanda nas quatro faces, tanto no nível inferior quanto no superior, o Solar é uma construção marcada também pela segurança de sua estrutura. Em seu interior, há uma bem ornamentada capela, onde, periodicamente, celebravam-se missas e outras atividades religiosas.
No conjunto arquitetônico e paisagístico da fazenda, destacam-se também o Museu Monlevade do Ferro e do Aço e o Monumento aos Pioneiros, uma homenagem àqueles que ajudaram a implantar a primeira siderúrgica integrada da América Latina. Hoje, o espaço pertence e é preservado pela ArcelorMittal Brasil, local onde mantém parte de seu acervo histórico.