O Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico, CDMEC, em parceria com a SalettoEDU, referência em qualificação de engenheiros, está mapeando as demandas para contratação de trabalhadores do setor. A iniciativa busca identificar os desafios relacionados à escassez de mão de obra especializada, que tem impactado negativamente a produtividade, aumentado custos e dificultado o cumprimento de prazos de muitos serviços.
“As consequências decorrentes da falta de profissionais capacitados são muitas: além de reduzir a competitividade das empresas, ela impacta na qualidade dos produtos e serviços e compromete a inovação tecnológica. Os desafios afetam o crescimento sustentável do setor e a motivação dos colaboradores, acentuando a rotatividade de profissionais qualificados”, afirma o presidente do CDMEC, Evandro Milet.
Todos os associados do CDMEC estão sendo convidados a responder o questionário onde relatam, entre outros pontos, as áreas e as profissões onde há maior carência de mão de obra qualificada.
A partir da coleta de dados, serão elaboradas ações relacionadas formação de mão de obra para reverter este problema que está impactando o mercado de trabalho e o desenvolvimento do setor como um todo.