Em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Vale informa que, a partir desta última segunda-feira (16), empregados cujas funções são elegíveis a home office, no Brasil e em outras localidades ao redor do mundo, passaram a trabalhar remotamente. A recomendação é que trabalhem nos prédios apenas o número mínimo de pessoas para manutenção de serviços essenciais.
A empresa ressalta que se trata de medida preventiva, com o objetivo de garantir a segurança dos empregados e da sociedade em geral, reduzindo a circulação de pessoas em um mesmo ambiente, além da exposição a ambientes coletivos como ônibus, metrô e elevadores.
Alguns escritórios da empresa no mundo já estavam operando em regime de home office, como China, Japão, Cingapura e Suíça. Cada região tem um regime específico de trabalho remoto, de acordo com a realidade local. O escritório em Toronto também iniciou o home office a partir de hoje.
Seguem ainda canceladas ou postergadas até novo aviso as viagens não-essenciais internacionais e domésticas, valendo o mesmo para eventos. Também foi criado um Plano de Preparação e Resposta e específico para o COVID-19, que estabelece níveis de gravidade e ações específicas bem definidas. As ações decorrentes da pandemia estão sendo geridas por uma estrutura de comitês regionais e executivo, criados especialmente para garantir a segurança de todos.
Desde o final de janeiro, a Vale vem tomando todas as medidas necessárias para apoiar a prevenção do COVID-19 em seus locais de trabalho. Globalmente, a empresa cumpre os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada país e as ações determinadas pelo plano interno de preparação e resposta à pandemia - o que for mais restritivo - e monitora de perto o desdobramento da situação.
Globalmente, a Vale tem aproximadamente 110 mil empregados próprios e terceiros.