Quem embarcar no Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) nos dias 21 e 22 de março terá a oportunidade de participar de oficinas manuais para produção de vasos auto irrigáveis, utensílios ideias para quem tem uma rotina agitada, para aqueles que passam muito tempo fora de casa ou que contam com jardim vertical. Isso porque esse tipo de sistema evita o desperdício de água e previne a proliferação de mosquitos, como o que transmite a dengue.
A iniciativa, que visa celebrar a passagem do Dia Mundial da Água, também busca provocar uma reflexão sobre a água, desde a sua importância, distribuição, consumo, até as formas de economizá-la e de utilizá-la racionalmente. Serão ao todo 4 turmas por dia, cada uma com 20 vagas. No dia 21 de março serão contemplados os passageiros que embarcarem em Belo Horizonte com destino ao Espírito Santo. Já no dia 22 de março, as oficinas serão realizadas no trem que viaja do litoral capixaba com destino à capital mineira Belo Horizonte.
A expectativa é de que aproximadamente 160 pessoas participem das atividades nos dois dias.
Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas
Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.
Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança.
Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.
EFVM em números
905 quilômetros de extensão
664 quilômetros é o percurso completo percorrido pelo Trem de Passageiros
30 pontos de embarque e desembarque
42 municípios atendidos
Mais de 1 milhão de passageiros transportados em 2017
Preço da passagem (percurso completo): Executiva - R$ 105 / Econômica - R$ 73