O principal terminal de embarque de minério e pelotas de Tubarão, o Píer 2, acaba de ganhar um reforço que torna as operações ainda mais seguras ambientalmente. Foi concluída, no final do ano, a obra de fechamento dos transportadores D13 e D15 por onde passam cerca de 65% da produção do Complexo de Tubarão.
Grandes telhas amarelas foram instaladas nas laterais dos transportadores para reduzir a dispersão de material na atmosfera e a possibilidade de queda ao mar durante a operação de carregamento dos navios.
“Esta é a principal intervenção em termos de controles ambientais já realizada no píer 2 desde sua implantação nos anos 70 e isso representa nossa evolução tanto no aspecto técnico quanto na consciência uma operação cada vez mais sustentável”, diz o gerente executivo de operações Portos Sul e Sudeste, Efrem Daumas.
Ao todo foram 6 mil m² de enclausuramento em toda extensão dos transportadores, que tem aproximadamente 500 metros. As telhas de alumínio em forma de trapézio foram intercaladas com telhas translúcidas a cada 5 metros, de maneira a garantir a iluminação interna no transportador sem a utilização de energia.
A obra contemplou ainda a instalação de 70 toneladas em estruturas de reforço para garantir a estabilidade do equipamento. Para isto, foram montados cerca de 8.300 m² de andaimes sobre o mar. “Este foi o nosso principal desafio, realizar uma obra deste porte com uma estrutura sobre o mar, utilizando barcaças para transporte de material e com a operação de carregamento de navios em pleno funcionamento” ressaltou o engenheiro Alex Santalarci.
Com o objetivo de aumentar ainda mais a eficiência nos controles ambientais, outras melhorias estão em andamento, como reforço nos sistemas de aspersão, em casas de transferência, entre outros.