Loading...

Notícia

Publicado: 22/03/2018 00:00h

Centro de Estudos Climáticos do Espírito Santo entra em atividade

Centro de Estudos Climáticos do Espírito Santo entra em atividade

Entender a periodicidade dos ciclos climáticos e sua influência em áreas diversas como agricultura, recursos hídricos, logística e saúde é o objetivo principal do Centro de Estudos Climáticos Avançados do Espírito Santo, fruto de um termo de cooperação assinado no dia 13 de março entre a Vale, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A assinatura aconteceu três dias antes do Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas.

O centro, que já entrou em funcionamento, é sediado nas dependências da UFES e será coordenado pelo pesquisador Carlos Nobre, engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), PhD em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), referência internacional em climatologia.

"As mudanças climáticas vêm afetando o Brasil de várias maneiras, principalmente através de extremos climáticos mais frequentes e, muitas vezes, mais intensos. O Espírito Santo não foge à regra e tem experimentado períodos de secas intensas, que afetam adversamente várias atividades socioeconômicas. Torna-se importante desenvolver capacidade científica própria para estudá-las e propor medidas de adaptação de forma a tornar a sociedade e a economia mais resilientes às mudanças climáticas que já se tornaram inevitáveis”, explica Nobre.

"Eu vejo a criação do nosso centro, o primeiro do país, como uma mudança de paradigma. Daqui alguns anos ele terá se tornado um marco histórico, com muita contribuição a ser dada do ponto de vista de dados científicos e conhecimento, que ainda carecemos. Estamos muito felizes nesse dia de hoje, com o nosso compromisso com o crescimento científico e tecnológico do país e do Espírito Santo", comentou o diretor-executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais, Luiz Eduardo Osorio.

No Termo de Cooperação cada instituição parceira se responsabiliza em contribuir com determinado recurso. No total, serão empregados R$ 1.376.800 milhões no Centro de Estudos Climáticos. A Vale aportará recursos de R$ 700.000 à Fapes e vai viabilizar a participação do pesquisador Carlos Nobre, para atuar como professor visitante do Centro.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company