Empresa assinou também, junto com a Associação Paulista de Produtores de Florestas Plantadas, o Protocolo Agroambiental do Setor Florestal que incentiva as boas práticas ambientais
A Fibria, empresa de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, recebeu no dia 8 de dezembro, do Governo do Estado de São Paulo, o Certificado Silvicultura Sustentável, que reconhece e atesta o compromisso com a implementação das boas práticas agroambientais.
Durante evento que contou com a presença dos secretários do Meio Ambiente, Rubens Rizek, e da Agricultura, Mônika Bergamaschi, a Fibria reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao assinar o Protocolo Agroambiental do Setor Florestal, juntamente com outras três empresas do setor de silvicultura e da Associação Paulista de Produtores de Florestas Plantadas - Florestar São Paulo. A finalidade do Protocolo Agroambiental do Setor Florestal é estimular a sustentabilidade das atividades do setor de florestas comerciais plantadas.
Entre as boas práticas incentivadas pelo protocolo e já integradas na cultura da Fibria estão a proteção e restauração da vegetação nativa no entorno das nascentes e cursos d´água e minimização dos impactos em suas bordas; formação de corredores ecológicos; difusão e disseminação das boas práticas de manejo florestal; prevenção e combate a incêndios florestais; conservação de solo; gestão dos resíduos para prevenir a poluição e conservação dos recursos hídricos.
Sobre a Fibria Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.
A Fibria possui uma área florestal de aproximadamente 968 mil hectares, localizada em seis estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul). Deste total, mais de 343 mil hectares são destinados à conservação ambiental.
A companhia tem uma forte atuação no mercado externo, exportando 95% de sua produção para mais de 40 países da Europa, Ásia e América Latina e Estados Unidos. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, o Portocel. A apenas 4,3 quilômetros da fábrica da Unidade Aracruz, em Barra do Riacho (ES), o terminal é responsável por aproximadamente 65% de toda celulose exportada pelo Brasil.
Sediada em São Paulo (SP), a Fibria está presente em 242 municípios de seis estados brasileiros e mantém cerca de 17 mil trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros. Com presença consolidada nos principais mercados, a companhia tem escritórios em Miami (EUA), Lustenau (Áustria), e Hong Kong (China), e Centros de Distribuição no Golfo do México, nos Estados Unidos, Europa, e no Sudeste Asiático.
Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e na Bolsa de Nova York (NYSE), a Fibria registrou receita líquida de R$ 1,75 bilhão no terceiro trimestre de 2014 e de R$ 5,08 bilhões no acumulado dos primeiros nove meses deste ano. Entre julho e setembro, as vendas de celulose da companhia somaram 1,4 milhão de toneladas, volume recorde para um terceiro trimestre. O período também foi marcado pela menor dívida líquida da história da Fibria, de US$ 2,98 bilhões no fim de setembro, ficando pela primeira vez abaixo da marca de US$ 3 bilhões.
Ampliando seu olhar para o futuro, a Fibria segue investindo em pesquisas e inovação visando aumentar a produtividade e a excelência operacional, além de garantir o melhor aproveitamento do valor da ?oresta com projetos de biocombustível e bioenergia. Em parceira com a Ensyn Corporation, que detém a tecnologia para a conversão de biomassa em bio-óleo, a Fibria desenvolve pesquisas para o aproveitamento de resíduos de madeira para a produção de biocombustíveis.
Sustentabilidade O comprometimento com o uso eficiente dos recursos naturais e o engajamento social está intrinsicamente ligado à estratégia da Fibria, que nasceu com a missão de desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável de vida e produzir riqueza econômica de forma responsável, compartilhada e inclusiva. Por entender que o desenvolvimento de suas atividades depende tanto dos aspectos econômicos e financeiros como dos socioambientais, a Fibria atua em sintonia com a sociedade em cada fase de sua cadeia produtiva, mitigando os impactos de sua atuação e promovendo a inclusão social das comunidades vizinhas. Para apoiar e orientar suas ações nesta frente, a companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, coordenado pelo presidente do Conselho de Administração da Fibria e composto por cinco membros externos independentes, além de três diretores da companhia. O Comitê tem explorado tendências na área de sustentabilidade que podem ter impactos na estratégia da companhia, atuando em duas frentes: mudanças climáticas e valoração dos serviços ecossistêmicos.
Em linha com o seu compromisso com o crescimento sustentável, a companhia também estabeleceu Metas de Longo Prazo que, com horizonte até 2025, estabelecem objetivos relacionados à otimização do uso de recursos naturais, contribuição para mitigação do efeito estufa, proteção da biodiversidade, aumento da ecoeficiência e fortalecimento da interação entre a Fibria e as comunidades do entorno.
O alinhamento entre maximização de valor, respeito a questões socioambientais e foco no crescimento com disciplina rendeu à Fibria diversos reconhecimentos pela imprensa brasileira. A companhia foi eleita a empresa mais sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014, além de ter sido apontada como a melhor empresa do setor de celulose e papel no anuário Época Negócios 360° (neste caso, pelo segundo ano consecutivo) e pelo prêmio As Melhores da Dinheiro. Em 2013, foi eleita a campeã do setor de celulose e papel e a “empresa de Valor” pelo Valor 1000, anuário do jornal Valor Econômico.
No mercado internacional, a Fibria foi, em 2013, a única empresa brasileira selecionada pela RobecoSAM, avaliadora do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), para compor uma publicação que reúne dez companhias que estão à frente de suas indústrias em questões ambientais, sociais e de governança. Voltada a investidores que consideram aspectos de sustentabilidade em suas decisões de alocação, a revista “The 10 Game Changers – Changing the industry through sustainability” reúne empresas de países como Suíça, Holanda, Estados Unidos, Filipinas e Austrália. O destaque da Fibria deveu-se ao seu amplo comprometimento com o uso eficiente dos recursos naturais, P&D e engajamento social.
A Fibria integra, pelo segundo ano consecutivo, a carteira 2014-2015 do índice DJSI World e de Mercados Emergentes (DJSI Emerging Markets), a principal referência do mercado de capitais em índice mundial de sustentabilidade entre as empresas de capital aberto. Além disso, na bolsa brasileira, os papéis da companhia fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. A Fibria tem todas as suas unidades certificadas pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) e pelo Cerflor/ Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).
Fonte: Pauta 6 Comunicação