O novo sistema preserva melhor a terra que envolve as raízes da planta
As equipes técnicas da Fibria desenvolveram com sucesso um novo sistema para transportar mudas de eucalipto para o campo. Trata-se de uma “colmeia”, uma espécie de bandeja capaz de acondicionar 108 mudas. Já implementado em escala operacional, o projeto foi criado sob medida para evitar danos às raízes das plantas e minimizar perdas.
As mudas de eucalipto são produzidas em tubetes (cones) plásticos nos viveiros da Fibria. Antes do novo sistema, elas eram transportadas para campo nos próprios tubetes, que eram removidos no local, recolhidos e transportados de volta aos viveiros. As mudas, então, eram colocadas em caixas plásticas para serem efetivamente plantadas uma a uma. Não raro, a remoção do tubete em campo e o acondicionamento das mudas em caixas danificavam as raízes das plantas, prejudicando o seu desenvolvimento e potencializando sua mortalidade em algumas condições mais severas.
Com o novo sistema, desenvolvido em conjunto pelas áreas de Desenvolvimento Operacional e de Silvicultura e Viveiro da Fibria, os tubetes passaram a ser removidos no viveiro e as mudas vão para campo acondicionadas nas colmeias. Além de garantir a qualidade do torrão (terra que envolve a muda) durante o transporte e manuseio no campo, a nova tecnologia também reduz o risco ambiental com eventuais perdas dos tubetes e melhora as condições de ergonomia da atividade de manuseio das mudas no campo.
De acordo com Edmilson Bitti, coordenador de Desenvolvimento Operacional da Fibria, com o uso desse novo sistema, as perdas de mudas decorrentes de danos durante o transporte até o campo ficaram próximas de zero. Ele explica que o desenvolvimento dessa solução envolveu uma parceria entre a Fibria e uma empresa fabricante dos tubetes. “Considero esse recurso uma etapa de transição até que os tubetes biodegradáveis sejam viabilizados e utilizados operacionalmente na produção de mudas da empresa”, disse.
Com a adoção das colmeias, a atividade de plantio passou a ter melhor rendimento, pois as mudas já chegam a campo prontas para serem plantadas. “Além disso, o sistema de colmeias ajuda a manter a umidade e a consistência da terra que envolve as mudas, reduzindo perdas e garantindo maior qualidade do plantio”, explica o coordenador de Silvicultura da Fibria, Silvio Formento.
Fonte: Assessoria de imprensa Fibria