A Samarco entregou o Plano Municipal de Turismo de Santa Cruz do Escalvado ao município nessa terça-feira (28/02). O documento indica ações e orienta a diversificação de atividades, para promoção do desenvolvimento econômico. O evento contou com as participações do prefeito Gilmar de Paula Lima, representantes da Câmara Municipal, da Comissão dos Atingidos por Barragens, do Conselho Municipal de Turismo e do presidente do Circuito Montanhas e Fé, Marcos Afonsos Silva Cardoso. O gerente de projetos, Marcelo Mol, e a analista de Desenvolvimento Socioinstitucional, Jaqueline Pysklevitz, representaram a Samarco.
A iniciativa foi desenvolvida pela empresa ao longo de um ano, em conjunto com equipe da Prefeitura, da Câmara, do Conselho Municipal de Turismo e comerciantes da região. Foi traçado um diagnóstico para atualização do mapa turístico. Por meio da pesquisa de campo foram identificadas as principais segmentações como turismo cultural, religioso, de esporte, gastronômico e eventos tradicionais como a Cavalgada e a exposição do Peão Boiadeiro.
Além de melhorias na infraestrutura e em pontos turísticos, o documento aborda o fortalecimento da economia local. “O documento indica um planejamento que o município deverá seguir para potencializar o turismo. Também detalha as obras que serão executadas pela Samarco para viabilizar a exploração dessa atividade”, ressaltou Jaqueline Pysklevitz.
Entre as intervenções previstas no Plano estão a implantação do Conjunto Paisagístico da Pedra do Escalvado, obras para cachoeira de Merengo e obras de melhorias para a cachoeira Alta em Novo Soberbo.
A entrega do plano foi concluída em cumprimento à Condicionante 26 da Licença de Operação Corretiva obtida pela Samarco. As metas estabelecidas estão relacionadas à elaboração de um plano de marketing turístico, qualificação profissional dos serviços, investimento e adequação da infraestrutura de apoio para o turismo, entre outras.