Nova campanha será realizada a partir desta quarta-feira (9/2), em Ipatinga
O Projeto de Vacinação Canina, promovido pela Samarco, já vacinou 51.523 cães em campanhas realizadas, até fevereiro deste ano. A ação abrange 39 municípios próximos dos territórios que recebem a Samarco, como Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, além de outros ao longo do Rio Doce, que foram impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Todos já receberam, pelo menos, uma etapa da campanha. A ação é realizada em parceria com a ONG Ajuda. A próxima mobilização será realizada a partir desta quarta-feira (9/2), até o próximo sábado (12/02), em Ipatinga, no Vale do Aço.
A analista de Meio Ambiente da Samarco, Ana Paula Correa, destaca os bons resultados do projeto que visa manter o cartão de vacinação do cão em dia e proteger o animal de doenças infecciosas. “Os números são satisfatórios, considerando que o projeto iniciou-se em Junho, de 2021”, disse.
As doses foram adquiridas pela Samarco. A empresa é responsável também pelo custeio dos materiais de consumo, mão de obra especializada, estrutura para atendimento dos animais e comunidade, além de disponibilizar veículos para transporte.
A iniciativa é uma das condicionantes previstas na Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida pela empresa, para a retomada das atividades que ocorreu em dezembro de 2020.
Vacinação em Ouro Preto
Na semana passada, a vacinação foi promovida novamente em Ouro Preto, entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Mais de 3.100 mil cães foram imunizados durante as quatro campanhas que passaram pelo município. Os animais receberam a dose da vacina V8, que protege contra seis tipos de doença (cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, coronavirose, parainfluenza canina e leptospirose), e deve ser dada para evitar enfermidades que podem ser fatais. Durante os atendimentos, também é realizada uma avaliação clínica do cão e exames físicos completos. A expectativa, até o final do projeto, é de promover a vacinação de cem mil cães.