O programa de Saúde Mental da Samarco foi reconhecido durante solenidade do prêmio HSEC da BHP Billiton, em Melbourne, na Austrália, nesta quarta-feira (08/02). Dentre 340 projetos, a iniciativa da Samarco ficou entre os cinco destaques. O prêmio é o principal promovido pela BHP e reconhece projetos de suas joint ventures ao redor do mundo, alinhados aos compromissos da empresa em prol da segurança, meio ambiente, comunidade e sustentabilidade.
A gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Vera Lucia, e o especialista em Saúde Integrada e autor do projeto, o médico Victor Colodetti Caus, representaram a Samarco no evento.
“É um orgulho ver mais um reconhecimento deste projeto que coloca em prática um valor fundamental para nós: o respeito às pessoas. Seguimos em frente, fazendo da Samarco um ambiente cada vez mais íntegro, saudável e seguro para se trabalhar”, destacou Vera Lucia.
“Este é um tema que trabalhamos na Samarco com muita seriedade e carinho para tornar nosso ambiente cada vez mais seguro psicologicamente e promover a saúde mental em todas as esferas da empresa. O reconhecimento da BHP nos alegra e mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou Victor.
Saúde Mental
O programa, desenvolvido de forma multidisciplinar, visa influenciar e atuar em todos os níveis da organização, incluindo terceiros e familiares de empregados (as), para assegurar a qualidade do ambiente de trabalho e a promoção da saúde integral. A abordagem tem como objetivo desenvolver o protagonismo do indivíduo no autocuidado e sua capacidade para gerenciar o bem-estar físico e mental, fazendo uso adequado das soluções de apoio, suporte e prevenção ofertadas internamente. A ação foi desenvolvida para reforçar a atuação da empresa na assistência psicológica, visando melhorias na qualidade de vida.
No final do ano passado, o programa também foi premiado em 1° lugar, na categoria Saúde, do Prêmio Melhores Práticas na Mineração 2022, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).