A retomada econômica na bacia do rio Doce passa pela restauração, fortalecimento e ampliação de cadeias produtivas e elos da economia local, além do apoio ao empreendedorismo e agregação de valor aos produtos da região. Uma das principais frentes dessas iniciativas foi a parceria entre a Fundação Renova e a BrazilFoundation, entidade que mobiliza recursos para ações empreendedoras no país inteiro. A parceria beneficiou mais de mil pessoas e suas famílias por meio do apoio a 23 projetos de geração de renda em 11 municípios nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ao todo, a Fundação Renova aportou mais de R$ 1,1 milhão nesses projetos, que melhoraram sua competitividade e potencial de geração de renda.
Iniciada em 2018, a parceria com a BrazilFoundation foi concluída em dezembro de 2020 e propiciou a 100% dos projetos apoiados implementar melhorias em sua infraestrutura e registrar resultados positivos em diversas frentes:
58% tiveram aumento no volume de vendas e consumidores
56% elevaram a diversificação de produtos e serviços
55% criaram novos postos de trabalho
53% tiveram aumento na renda dos participantes
52,5% elevaram a produção
O trabalho foi dividido em dois ciclos, cuja seleção dos projetos foi feita a partir de editais lançados em 2018 e 2019. No primeiro, de janeiro de 2019 a setembro de 2020, foram apoiados 13 projetos em seis municípios: Governador Valadares, Ipaba, Tumiritinga, Resplendor e Sem-Peixe, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo.
No segundo ciclo, de julho de 2019 a dezembro de 2020, foram mais dez projetos em sete municípios: Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Iapu e São Domingos do Prata, em Minas Gerais, e Baixo Guandu, no Espírito Santo.
Saiba mais
aqui sobre os projetos do primeiro ciclo.
Resultados do 2º ciclo
A BrazilFoundation dividiu os resultados em três “dimensões”: Dinamização de grupos produtivos e mercados; Competências em gestão de negócios; Melhoria de condições de vida e novas oportunidades de renda para as famílias e comunidade.
Os resultados por “dimensões” foram:
Dimensão 1 – Dinamização de grupos produtivos e mercados
100% dos grupos produtivos alcançaram uma estrutura e equipamentos adequados e estão aptos a aumentar o volume, qualidade da produção e potencial de inserção no mercado
30% dos grupos reportaram aumento de sua produção, sendo que 10% aumentaram o volume de produção entre 50% e 100%
80% dos grupos diversificaram a oferta de produtos
50% dos grupos aprimoraram a logística de distribuição e expandiram canais de divulgação e comercialização
50% dos grupos aumentaram o número de consumidores e vendas
Dimensão 2 – Competências em gestão de negócio
50% dos empreendimentos afirmam ter incorporado novas ferramentas de gestão e ampliado habilidades relacionadas a gestão de negócios
30% dos grupos participaram de outras formações para aprimoramento da qualidade e diversificação do produto, ou em aspectos específicos de gestão de negócio
Dimensão 3 – Melhoria de condições de vida e novas oportunidades de renda para as famílias e comunidade
557 pessoas envolvidas em processos produtivos diretamente beneficiadas
60% dos empreendimentos incorporaram novos colaboradores no grupo produtivo ou criaram novos postos de trabalho nas atividades de produção
40% dos grupos reportaram aumento de renda de seus integrantes e famílias
Covid-19
O principal desafio desse segundo ciclo da BrazilFoundation foi a pandemia do novo coronavírus, que criou um quadro de incertezas e inseguranças na economia. O cenário gerou muitos desafios e acabou evidenciando a relevância desses projetos, ao se ampliar as oportunidades de geração de emprego e aumento de renda para centenas de famílias da região.
Saiba mais
aqui sobre os projetos do segundo ciclo.
Confira exemplos do 2º ciclo:
• MINAS GERAIS
Produção de mel
A Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Território Rio Doce Krenak (APIRDOCE) recebeu um aporte de R$ 12,5 mil para fortalecer a comercialização do mel e própolis que produz. Até então, a entidade necessitava modernizar parte de seus equipamentos e reduzir custos de produção.
Com a parceria, obteve aumento da capacidade de produção com a aquisição de novos equipamentos; crescimento de 32% a 35% do número de novos clientes; diminuição dos prazos de entrega dos produtos; ampliação do capital de giro, permitindo a aquisição de uma maior quantidade de produtos e aumento do número de pessoas informadas sobre as potencialidades de utilização do mel na produção de cosméticos e sabonetes. Noventa e sete pessoas foram diretamente beneficiadas.
“Com a capacitação, conseguimos estruturar o valor de custo por produto para ter um valor base para estipular preços. Hoje, a APIRDOCE tem uma base de dados preenchida e com informações que podem ser acessadas e estudada pelos colaboradores, e conseguimos levar melhoria de vida para muitos outros produtores rurais.”
Andrey Teixeira, gestor do projeto
Produção de frangos
Em Resplendor, a parceria beneficiou a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Barro Branco, Sabiá e Vale do Rufino (ADEBRAS), em projeto para aumentar a produção de frango de corte e, assim, suprir a demanda existente, fortalecendo a economia do município. Outra meta era diminuir a vulnerabilidade social e complementar a renda dos associados com o aumento da avicultura.
A parceria proporcionou a instalação de 10 galpões, propiciando às famílias e à Associação a infraestrutura necessária para a avicultura. Os produtores passaram a comercializar com mercados, mercearias e a atender a toda a demanda de pedidos recebidos, aumentando em 30% a renda das famílias envolvidas, que também conseguiram inserir mais pessoas na criação e na comercialização.
“Esse projeto chegou em momento oportuno porque, com a construção dos galpões, nós agora podemos criar nossos frangos seguindo as normas de boas práticas, podendo oferecer ao cliente um produto com muito mais qualidade.”
Neusilene Borel, Gestora do projeto
• ESPÍRITO SANTO
Formação Profissional
O projeto Espaço Estético Itinerante, desenvolvido em Baixo Guandu e que também recebeu alunas dos municípios vizinhos de Aimorés e Itueta, oferta cursos gratuitos de depilação e design de sobrancelhas, possibilitando que pessoas desempregadas ou de baixa renda possam aprender um novo ofício e gerar renda a partir do seu próprio trabalho.
Apoiado por meio da parceria, o projeto aprimorou a infraestrutura para oferecer formação profissional a mulheres da região. Salões de beleza de municípios vizinhos, inclusive, buscam mão de obra de mulheres formadas pelo projeto. Ao todo, 86 pessoas foram diretamente beneficiadas.
Produção de quiabos
Já o projeto Embalando Oportunidades, da Associação dos Pequenos Produtores de Alto Bananal (APPRAB), em Baixo Guandu, trabalha com produção e embalo de quiabo. Antes do projeto, o espaço onde era feito o processo de embalagem dos quiabos precisava de melhorias. Os produtos eram comercializados em caixas a granel, com durabilidade de apenas cinco dias, e não havia o processo de seleção de beneficiamento do quiabo. Atualmente, o espaço é adequado para o processo de embalagem e ganhou um refeitório.
Com a implementação do processo de seleção e beneficiamento do produto, houve aumento da durabilidade do alimento de cinco para dez dias, possibilitando o alcance de novos mercados. Além disso, o incremento do preço pode chegar até 75% do praticado antes do início do projeto e gerar aumento de renda. Ao todo, 32 pessoas foram diretamente beneficiadas.
“Esse recurso nos trouxe muitas melhorias, não só na infraestrutura, mas também em melhores condições de higiene e conforto, com o refeitório e as mesas e os ventiladores que refrescam o ambiente em dias quentes. Tudo isso trouxe uma melhor qualidade de vida, pois passamos grande parte do dia embalando quiabo.”
Wendely Mayer, beneficiária do projeto
Sobre a BrazilFoundation
A BrazilFoundation é uma organização internacional, com sedes em Nova York e no Rio de Janeiro, com atuação independente, com o objetivo de mobilizar recursos para ideias e ações que contribuam para promover igualdade, justiça social e oportunidade para os brasileiros. A BrazilFoundation busca doadores individuais e parceiros institucionais para a apoiarem.
Ao longo de 18 anos de experiência em mapear, selecionar, apoiar e capacitar organizações sociais, a BrazilFoundation percebeu que organizações pequenas e de médio porte têm muita dificuldade de acessar recursos estratégicos, que visem melhorar sua gestão e acelerar seu crescimento.