Loading...

Notícia

Publicado: 28/05/2018 08:45h

Pagamento por serviços ambientais (PSA) vai remunerar proprietários rurais que promoverem ações de recuperação ambiental

Pagamento por serviços ambientais (PSA) vai remunerar proprietários rurais que promoverem ações de recuperação ambiental

Os produtores interessados em receber o PSA podem se inscrever no site da Fundação Renova

Bonificar financeiramente os produtores rurais que preservam o ecossistema de suas propriedades. Essa é a premissa do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), uma das ferramentas de preservação e recuperação ambiental que mais cresce no Brasil. O PSA foi escolhido pela Fundação Renova para apoiar na recuperação de 40 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e cinco mil nascentes ao longo da Bacia do Rio Doce, em 10 anos.

Entre os dias 25 de maio e 25 de julho, os proprietários rurais interessados em receber o PSA podem se inscrever no edital disponibilizado aqui no site da Fundação Renova. Serão contempladas as propriedades localizadas em regiões dos municípios de Colatina, Pancas e Marilândia, no Espírito Santo; e de Periquito, Governador Valadares, Galileia e Coimbra, em Minas Gerais.

Podem se inscrever no edital os proprietários de terra que desejam recuperar nascentes e outras Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas no imóvel. Os produtores serão remunerados por meio de um incentivo que pode chegar a R$ 252 por hectare/ano.

A adesão ao PSA é voluntária. A Fundação Renova vai fornecer todos os insumos necessários para os projetos de recuperação ambiental, além de prestar assistência técnica e apoiar a entrada da propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ao produtor, cabe a vistoria das áreas contempladas pelo programa, o combate de formigas cortadeiras e a confecção e manutenção de cercas por um prazo de cinco anos.

O plantio de espécies florestais nativas e a implementação de projetos de conservação do solo e água em áreas produtivas são algumas das medidas previstas no edital. Com essas ações, o programa pretende, principalmente, aumentar a infiltração de água no solo, ampliar a biodiversidade da região e diminuir os processos erosivos. Para saber mais detalhes, confira o edital completo aqui.


Fonte: Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company