O Força Local concluiu o 2° Ciclo do Pilar Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores Locais (PDQF) em Minas Gerais e Espírito Santo com a entrega de certificados para 58 empresas de Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, em Minas Gerais, e Anchieta, Guarapari e Piúma, no Espírito Santo, durante eventos realizados em novembro, em ambos os estados. Do total, 31 empresas foram certificadas em Minas Gerais e 26 no Espírito Santo. A ação promoveu a capacitação de fornecedores que participaram de atividades realizadas no segundo semestre deste ano para o desenvolvimento dos negócios.
Durante os encontros foram oferecidas consultorias e orientações, visando melhorias na produtividade e na qualidade dos serviços prestados pelas empresas, com abordagens sobre planejamento estratégico, saúde e segurança do trabalho, gestão financeira e de pessoas, gerenciamento de projetos e qualificação dos empregados (as).
“É muito bom acompanhar esse pilar que atua pontualmente, com base nas deficiências e necessidades de cada empresa. Ao longo do trabalho percebemos o amadurecimento dos empresários e como eles saem com uma visão mais ampla do seu negócio. Acreditamos e trabalhamos pelo fortalecimento do fornecedor local, pois sabemos que assim estamos contribuindo para fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos territórios que somos recebidos”, destacou a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo.
Ao todo, foram 28 eventos, 58 mentorias técnicas e mais de 60 atendimentos realizados desde agosto deste ano nos dois estados, início do 2º Ciclo do PDQF.
Parceira para o desenvolvimento
“Na minha empresa eu era administrativo, financeiro e resolvia todos os problemas. Quando recebemos o apoio do Força Local comecei a entender o que estava errado, onde deveria acertar, trazer e treinar os nossos colaboradores e mostrar uma nova forma de fazer e mudar o nosso negócio. Quando se tem uma mão estendida, você passa a olhar as coisas de outro modo e a entender o que é planejamento”, destacou o Jocimar Paganini, Lavoro Construções, de Guarapari.
“Após o Força Local ampliamos a nossa loja e melhoramos a nossa gestão. Aprendemos muito com relação a planejamento, logística e estoque. Esperamos em breve poder atender a Samarco e outros clientes”, comemorou o representante da Sid Parafusos e Ferramentas, de Mariana, Sidney Moreira.
Em julho deste ano, outros 26 fornecedores de Minas Gerais foram certificados pelo programa no 1° Ciclo do PDQF e outros 28 no Espírito Santo. Ao todo, 112 empresas foram certificadas em 2022.
Força Local
O programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios que recebem a Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é baseada nos pilares políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Por meio do programa também são promovidos workshops, palestras e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. O Força Local é realizado em parceria com as entidades de classe dos municípios.