O sistema de controle do tráfego marítimo (VTMIS) do Porto de Vitória fechou o balanço de 2019 confirmando eficiência e garantindo 100% de segurança à navegação. Nenhum acidente foi registrado na área de cobertura. Um total de 2.316 embarcações movimentou os portos de Vitória, Tubarão e Praia Mole, representando aumento de 6,5% no volume de navios em comparação ao ano anterior.
O número de incidentes em 2019 caiu pela metade: foram 12 ocorrências de situações de emergência a bordo, barco de pesca à deriva e uma situação de risco de colisão, a qual o Centro de Controle Operacional (CCO) do VTMIS intercedeu e evitou o imprevisto.
Convém destacar que desde o início das operações do VTS Vitória, em setembro de 2017, nenhum acidente foi registrado na área de fundeio, do canal e berços de atracação. “Os navegantes passaram a se adequar às normas marítimas porque sabem que o não cumprimento dos procedimentos é informado aos serviços aliados, para as devidas providências”, explicou o coordenador do VTS Vitória, Agostinho Sobral.
Mesmo com o rigor do sistema, no ano passado, 16 embarcações não cumpriram os procedimentos aos navegantes na área de responsabilidade do VTMIS e as situações foram notificadas à Marinha. Durante o ano todo, o CCO realizou 223.836 ações de controle, incluindo nesta estatística avisos, alertas, informações, controle, advertências e atendimentos de orientação e ajuda.
O sistema opera 24h por dia, todos os dias da semana com dois radares estrategicamente instalados: um no morro do Atalaia, que monitora o Canal e os berços do Porto de Vitória e outro no Morro do Moreno, que abrange a área de fundeio, a entrada do Canal, os portos de Praia Mole e Tubarão e área próximas ao fundeio. Conta, ainda, com câmeras de monitoramento em tempo real, de longo alcance e excelente capacidade de resolução, podendo registrar, inclusive, situações de acidentes ambientais.