Loading...

Notícia

Publicado: 23/12/2019 00:00h

Sesi ES amplia o Novo Ensino Médio em suas unidades em 2020

Sesi ES amplia o Novo Ensino Médio em suas unidades em 2020

O Novo Ensino Médio está chegando para que seu filho possa escolher a direção do próprio futuro. O Sesi é pioneiro no Espírito Santo na implementação dessa nova visão sobre a educação que permite ao aluno ser protagonista do próprio futuro. O Centro Integrado Sesi Senai Civit, na Serra, foi a primeira escola no estado a implementá-lo em caráter experimental, no ano de 2018.

Agora, com o sucesso da experiência, o Sesi se prepara para levar esse novo formato de ensino para outras sete unidades a partir de 2020, antecipando a obrigatoriedade de implementação em todas as escolas do país em 2021. Serão elas: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Campo Grande, em Cariacica; Linhares, Cobilândia e Araçás, em Vila Velha; Jardim da Penha, em Vitória.

Entre as mudanças estão o aumento da carga horária, disciplinas optativas para além das regulares – como Português e Matemática , e o desenvolvimento de competências e habilidades. A nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do ensino médio prevê que as aulas sejam integrais, passando de 800h, ou seja, uma média de quatro horas por dia, para 1.400 – pelo menos, sete horas.

No Sesi ES, a carga horária será ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas. Desse total, pelo menos 1.200 horas poderão ser escolhidas pelo aluno, para poder se aprofundar em um ou mais caminhos relacionados às áreas do conhecimento ou à formação técnica e profissional. Os alunos serão orientados para o Itinerário IV – Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias; e para o Itinerário V – formação técnica e profissional, que será ministrada em parceria com o Senai ES.

“A adoção do Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu. Essa oferta é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria”, destaca o superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

Projeto de Vida

Uma das exigências do Novo Ensino Médio é o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes em todas as escolas. Com ele, os alunos podem adquirir habilidades como: ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. Além disso, terão apoio para escolher os caminhos que irão seguir no próprio ensino médio e em seu futuro pessoal e profissional.

Neste sentido, o Sesi ES já conta com o Programa de Orientação Profissional e Emocional (POPe), que orienta os alunos a traçar um projeto de vida, auxilia no processo das escolhas profissionais, na compreensão, na identificação e a como trabalhar suas emoções e a das outras pessoas no ambiente escolar.

Lançado em 2018, como piloto na unidade de Jardim da Penha, o programa foi expandido neste ano para as demais unidades, atendendo aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª série). Neste ano, o programa foi expandido para todas as unidades Sesi no estado. E, em 2020, ele passa a trabalhar também com alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Matrículas

A Rede Sesi de Educação está com matrículas abertas em todo Estado para o ano de 2020. Adotando a postura Maker, a instituição trabalha para que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado e, desde cedo, preparem o seu plano de vida, adquirindo habilidades e competência voltadas também para o mercado de trabalho. Ao todo, a rede conta com 12 unidades no estado.

O primeiro passo para matricular seu filho no Sesi é preencher o Cadastro de Interesse no site sesi-es.org.br/matriculas2020. Depois, é comparecer na unidade escolhida para efetuá-la. Para mais informações, os pais devem entrar em contato pelo telefone (27) 3334-5929, pelo e-mail sac@sesi-es.org.br ou via site.


Fonte: Comunicação Findes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras