Desenvolva talentos para se tornar um grande líder e guiar sua equipe para um ano de sucesso
Com as distrações de início de ano deixadas para trás, é hora de focar nos planos que vão levar empresas ao sucesso em 2020. Este é o melhor momento para planejar metas e colocar toda a equipe engajada em alcançar os resultados desejados. Para atingir o patamar ideal de sintonia entre gestor e time, é preciso estar disposto a aperfeiçoar as características de um grande líder.
“Líderes devem criar uma relação de confiança com seus colaboradores e a capacidade de engajar todos como um time. Esse profissional é alguém que tem visão bem definida sobre seu negócio, e que se importa em desenvolver pessoas, dando a elas liberdade para que executarem seu trabalho”, ressalta a analista do Sebrae, Andrea Gama.
A analista destaca ainda a importância de uma liderança servidora, uma mistura equilibrada entre líder e servo. “O líder servidor é uma pessoa que apoia sua equipe e trata as pessoas de forma individual conforme o perfil de cada um. Ele pode se ausentar da empresa que os empregados vão tocar o trabalho da mesma maneira. Esses profissionais têm uma relação de confiança com os colaboradores”, explica. Na liderança servidora, o gestor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito.
Dicas
Seja inspirador e dê o exemplo. Um líder inspira o seu time pelo comprometimento, habilidade, carisma entre outras características interpessoais chamadas de soft skills. Ele deve ser referência para a equipe e, nesse sentido, tem de se manter disciplinado. Se quer estimular pontualidade, o líder precisa dar o exemplo. Se quer estimular o time a buscar mais conhecimento, ele deve ser o primeiro a adquirir esse conhecimento e dar demonstrações disso.
Estabeleça metas claras: se o líder é aquela pessoa capaz de guiar a equipe e levar a empresa a um patamar desejado, ele tem que saber exatamente onde quer chegar com aquele time. Por isso, deve estabelecer metas claras para a equipe, ou seja, algo alcançável que tenha muito significado para a empresa.
Comunicar-se com clareza é essencial. É preciso desenvolver habilidades de comunicação para transmitir as metas estabelecidas. O líder deve fazer a equipe acreditar no propósito estabelecido de forma a estimular o envolvimento de todos para alcançar as metas com energia e entusiasmo. Além disso, deve ter tempo de ouvir o seu time e agregar ideias da equipe ao plano de ação.
Mantenha o espírito de aprendizagem e seja humilde. Um dos pecados mortais de um líder é “subir no pedestal” e acreditar que já sabe tudo. Por isso, é preciso ter um espírito aberto para aprender e aceitar colaborações de outras pessoas da equipe. Permaneça sempre humilde junto ao seu time e tenha consciência de que é necessário se cercar de pessoas tão competentes quanto você.
Líder Coach
Gestores de micro e pequenas empresas têm a chance de começar o ano investindo em seu desenvolvimento como líderes de alta performance. As unidades Sebrae Vitória, Colatina e Montanha oferecem o curso Líder Coach, exclusivamente para empresários com equipes de, no mínimo, cinco pessoas. “O Líder Coach prepara o gestor para implantar um plano de mudança, alcançar metas e guiar seu time para atingir os objetivos da empresa. O curso apresenta ferramentas de coach para desenvolver sua equipe”, conta Andrea Gama.
Comunicação, feedback, estratégia e liderança de alta performance, tendências de liderança e ferramentas de coach são alguns dos tópicos a serem trabalhados por meio de workshops no curso. Os participantes terão também direito a sessões de coach. “Vamos atender cerca de 28 pessoas de 14 empresas nesse curso muito bem avaliado, que traz facilitadores experientes”, salienta a analista.
Andrea reforça que o próprio empresário deve ir ao curso, já que toda mudança tem que começar pela liderança. O papel do líder é fundamental para o sucesso do negócio, pois ele é responsável por conduzir a empresa a um novo patamar. Um bom líder guia seu time de colaboradores para alcançar os objetivos da empresa. É função dele desenvolver os talentos e as competências da sua equipe e despertar constantemente no grupo a vontade de superação e crescimento.
A programação do curso compreende uma carga horária de 32 horas de capacitação, divididas em dois workshops de 16 horas (intervalo de uma semana entre eles). Serão oferecidas quatro sessões de coach, com duração de uma hora por participante. O investimento para o curso de Líder Coach é de R$ 1.100, sendo que o pagamento de uma inscrição dá direito a dois participantes por CNPJ.
Serviço:
Curso Líder Coach
Público: Exclusivo para empresários e gestores de micro e pequenas empresas com equipes de, no mínimo, cinco pessoas
Local: Sebrae Vitória (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória)
Data: 17 e 18 de março; 31 de março e 1º de abril, das 8h30 às 17h30
Sebrae Colatina (Rua Michel Dalla, 66 - 1º andar, Centro, Colatina)
10, 11, 24 e 25 de março, das 8h30 às 17h30
Sebrae Montanha (Ifes Montanha)
21 e 22 de março; 4 a 5 de abril, das 9h às 18h
Carga horária: 32 horas de capacitação
Investimento: R$ 1.100 (o pagamento de uma inscrição dá direito a dois participantes por CNPJ)
Inscrições: https://loja.sebraees.com.br/loja/
Tópicos que serão abordados:
- Conceitos e tendências de liderança;
- Conceitos e ferramentas de coach;
- Releitura do ambiente e da cultura organizacional;
- Relação de Poder;
- Mudança nas organizações;
- Liderança ética;
- Expectativas dos liderados;
- Reflexões e debates sobre estratégias de liderança de alta performance.