Loading...

Notícia

Publicado: 06/03/2020 00:00h

Porto de Vitória pode sediar maior evento de grafite do ES

Porto de Vitória pode sediar maior evento de grafite do ES

O Porto de Vitória poderá ser a sede do 5° Festival Original Graffiti do Espírito Santo, um evento internacional de arte e cultura, conhecido como Origraffes. As tratativas começaram na última quarta-feira (4), em uma reunião, com a presença do organizador do evento cultural, Starley Bonfim que foi recebido pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CODESA, Bruno Fardin e assessores.

De acordo com Starley Bonfim, o objetivo principal do evento, originário do bairro Feu Rosa, na Serra, que é pioneiro em Vitória, é grafitar as fachadas dos cinco armazéns do Porto, com a ideia de revitalizar o centro da capital. Para isso, a metodologia prevista é inédita no Espírito Santo, pois contaria com três dias e três noites consecutivas de arte, música e outras manifestações culturais. A proposta é atrair mais de 200 artistas, nacionais e internacionais, para fazer parte do festival.

Para o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Bruno Fardin, o evento cultural no Porto de Vitória pode embelezar não somente a CODESA, mas a cidade de Vitória. Além disso, o diretor citou exemplos de portos internacionais, como Lisboa e Genht, em Portugal e Bélgica, respectivamente,  que têm seus muros ou armazéns grafitados.

Além da revitalização dos armazéns, o evento prevê apresentações de música Hip-Hop, danças e DJ´s. Outro objetivo é atrair os jovens para o Centro de Vitória: “Nós acreditamos no diálogo que a arte propõe e, a possibilidade de o evento ser no Porto de Vitória, no Centro da cidade, faz com que a integração do público, principalmente dos jovens, seja ainda maior”, explica Starley.

Sobre o Festival

O Origraffes, iniciativa desenvolvida pelo coletivo F.G Crew, teve início em Feu Rosa, na Serra, e já contou com quatro edições. Por lá, o evento foi sucesso, levando comunidades inteiras para as ruas do bairro. No primeiro ano, ainda de acordo com Starley, foram 45 artistas grafitando. Em cinco anos, o evento teve uma adesão de 250%.

Além do grafite, o evento, quando realizado na Serra, conta com workshops e mais, durante cerca de uma semana.


Fonte: ASCOM - CODESA
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras