A performance operacional do Porto de Vitória em 2020 foi motivo de comemoração entre funcionários e diretoria da CODESA. Os resultados relevantes vieram em decorrência de medidas saneadoras, a partir de um “choque” de gestão operacional. Confira os dados:
– Incremento de produtividade média (pranchas operacionais): + 33,86%
– Aumento na consignação (carga média transportada/navio): + 18,79%
– Diminuição do tempo de estadia médio: - 11,26%
– Diminuição da fila de espera média: - 21,21%
Para chegar nessa performance positiva, a CODESA promoveu medidas que se mostraram eficazes, como: alteração na Norma de Atracação e do Regulamento de Exploração do Porto; novos padrões de produtividade por carga e revisão dos mecanismos de aplicação de sanções e penalidades por descumprimento; melhorias no registro das informações, tripla checagem e novas rotinas de monitoramento diário, além de relatórios mensais de desempenho de todos os operadores.
Os resultados foram ganhos em agilidade, produtividade e tempo, sem abrir mão da segurança nas operações. Assim, o período de atracação de navios foi reduzido, gerando maior rotatividade nos berços (abertura para novas atracações), caindo o tempo de espera na área de fundeio. Num ambiente tão competitivo como o setor portuário, o tempo das operações de carga e descarga é fundamental.
Gestão de riscos
Segundo o diretor de Infraestrutura e Operações da CODESA, João Augusto da Cunhalima, os resultados relevantes foram possíveis a partir de uma revisão da Política Gestão de Riscos, buscando não apenas atualizar conceitos teóricos, mas também estimular a compreensão da dinâmica da gestão de riscos.
“Essa política de gestão operacional promoveu uma reação em cadeia dos diversos operadores portuários e clientes (donos das cargas), que passaram a privilegiar o foco em produtividade de uma maneira mais contundente, adequando recursos para obtenção de melhores índices”, afirmou.
Já o coordenador de Gestão e Programação Portuária (Cogpro), Leandro Cota de Lima, setor que lida diretamente com as ferramentas que propiciaram ganhos e melhorias nas operações, destacou o trabalho em equipe: “No decorrer do ano de 2020, a Cogpro realizou diversas reuniões para colocar em prática as novas normas e procedimentos. Assim, houve uma sinergia muito positiva entre o encaminhamento das diretrizes da diretoria e o sucesso de execução na ponta”. E completou: “Conseguimos um acompanhamento mais efetivo das operações, melhorando em eficiência e produtividade sem jamais abrir mão da segurança”.