Loading...

Notícia

Publicado: 27/07/2018 00:00h

Novas tecnologias otimizam o Comércio Exterior

Novas tecnologias otimizam o Comércio Exterior

O Despacho Sobre Águas e o Blockchain são as principais novidades do setor, que otimizam tempo, mão de obra e, principalmente, de recursos financeiros

Em um mercado extremamente competitivo e dinâmico como o comércio exterior, se especializar para atender as novas demandas deixou de ser um diferencial para se tornar uma questão de sobrevivência. Os sistemas integrados e ferramentas tecnológicas de gestão, por exemplo, são algumas das novidades do setor para otimizar os processos do comércio internacional.

O Despacho Sobre Águas, é um exemplo das novas tendências que facilitam o mercado. O método faz parte de uma das modalidades do Programa Operador Econômico Autorizado reduz de forma significativa o tempo de negociação por meio da inspeção de carga com o navio ainda em alto mar.

Para Marcus Tatagiba, diretor da Abracomex, Associação Brasileira de Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior, o fato do mercado ser altamente mutável dificulta alguns cursos de especialização abordarem as novas tendências. “Não estar atualizado é extremamente perigoso do ponto de vista profissional. As empresas de comércio exterior buscam profissionais que estão integrados às novas tecnologias e os cursos devem atender essa demanda”, explica Tatagiba.

Pensando nisso, um novo curso de MBA Executivo em Comércio Exterior da Abracomex reunirá todas as novas tendências do segmento unindo a teoria com a prática de especialistas que ainda atuam no setor. “Temas como o Despacho Sobre Águas e as Blockchains serão abordados durante o MBA, oferecendo ao profissional segurança e conhecimento para atuar no Comércio Exterior, com as necessidades atuais”, explica o diretor da Abracomex.

A tecnologia Blockchain

Mais que uma ameaça para o sistema centralizado, o blockchain garante otimização de tempo, mão de obra e, principalmente, de recursos financeiros. Mas, como essa tecnologia pode influenciar e otimizar os processos no comércio exterior?

A migração de contratos extensos impressos e assinados manualmente para os acordos digitais é uma das vantagens que o blockchain oferece. Protegido por codificação criptografada, a estrutura arquitetônica por trás da tecnologia garante que os acordos digitais sejam codificados em um banco de dados distribuído e escalável, o ledger, tornando-o cada vez menos vulnerável a hackers.

A redução de agentes intermediários é outra vantagem. Com a eliminação dos intermediários no modelo de negócios peer to peer, os custos os relacionados aos corretores bem como com as custódias de registro serão eliminados.

Serviço
MBA Executivo em Comércio Exterior
Aula Inaugural: 09/08 às 12h
Mais informações: www.abracomex.org


Fonte: Agência Capixaba - Conteúdo e Digital / Abracomex
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras