Passando por obras que vão modernizar e trazer maior eficiência operacional para a produção do aço, a Simec Cariacica, no Dia da Indústria, comemorado neste sábado, 25 de maio, se destaca como uma das principais recicladoras de sucata de aço do Brasil. O posto é ocupado pela unidade ao lado da Simec Pindamonhangaba (SP), sendo responsáveis pela reciclagem de mais de um milhão de sucata de aço por ano.
Com a matéria-prima, a Simec Cariacica fabrica itens como vergalhões, barras, perfis e lâminas para cortes de rochas ornamentais. A capacidade de produção é de 600 mil toneladas de aço bruto e 450 mil toneladas de aço laminado, e entre os principais clientes estão as indústrias automotiva, de transformação, de energia, de construção mecânica e de construção civil das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste.
O gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele, afirma que ao recolher a sucata ferrosa para transformar em aço, a companhia contribui com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, fabricando produtos com elevado padrão de qualidade e processos. “Toda a produção segue rigorosas normas de gestão e políticas de segurança e saúde, com respeito ao meio ambiente e à comunidade local”, ressalta.
As melhorias na unidade, que possui um milhão e duzentos mil metros quadrados de área, foram iniciadas em janeiro de 2023 e incluem a construção de um novo galpão na Aciaria, a cobertura do pátio interno de sucata, a construção e pavimentação de vias internas, a instalação de desgaseificador a vácuo, de um novo laminador e a substituição do lingotamento contínuo em operação. O investimento total para a modernização do complexo industrial será de R$ 1,5 bilhão.