Embarcações com comprimento entre 206m e 220,99m, com calado 10,67m, estão liberadas para entrar à noite no Porto de Vitória. O pedido, feito pela CODESA, foi aprovado pela Capitania dos Portos e representará ganhos operacionais para o Porto. O assunto foi tema de entrevista na rádio CBN Vitória: o diretor de Infraestrutura e Operações, João Augusto da Cunhalima, conversou com o apresentador do programa Cotidiano, Fábio Botacin, na tarde dessa quinta-feira, 8. Confira a entrevista:
Essa mudança é positiva, diretor?
Cunhalima: Sim, positiva porque removemos restrições operacionais. Caminhamos para operações mais otimizadas. O Porto fica mais flexÃvel. Mas é bom lembrar que o porto já opera 24h. Havia restrição só para esses navios maiores, no perÃodo noturno, apenas.
E esse comprimento e esse calado?
Cunhalima: O calado de 10,67m é o que o Porto opera atualmente. Já os comprimentos são de navios maiores, que não tinham restrição de acesso durante o dia. Estas embarcações tinham que aguardar a luz do dia para entrar, justamente para conferir mais segurança à operação. Então, fizemos um trabalho de melhoria da sinalização náutica, com o reposicionamento de faróis de alinhamento, que denominamos Alinhamento Delta. Com esta obra tornou-se possÃvel a entrada noturna desses navios maiores, com segurança. Todos os clientes e parceiros do porto estão habilitados a capturar esse ganho operacional. O Canal de acesso ao Porto de Vitória é todo sinalizado com boias e faroletes. Ao todo, são 33 sinalizadores. São esses sinais luminosos que garantem a segurança das manobras.
Esse ganho operacional significa mais cargas, correto?
Cunhalima: Sim, haverá incremento de operações no Porto. Sabemos que os navios da frota mundial têm aumentado de tamanho. Anteriormente, se chegassem à noite, esses navios tinham que aguardar na barra para só entrar no dia seguinte. Agora, não há mais necessidade deste aguardo, já podem chegar e entrar direto, conforme a programação feita. Isso implica em mais flexibilidade para o Porto. Para nós, é menos tempo de berço ocioso, porque ficava vazio aguardando que o navio pudesse entrar. Mas toda cadeia operacional será beneficiada.
Outro exemplo: há linhas de cabotagem na costa brasileira, que passavam pelo litoral capixaba no perÃodo noturno, e não paravam, justamente porque teriam que esperar. Agora, com essa restrição removida, já podem escalar o Porto de Vitória para atracação.
Fábio, quanto menos restrição operacional num porto, melhor para todos!
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Norma Portuária publicada no site da CODESA