Loading...

Notícia

Publicado: 16/11/2019 01:43h

Mutirão de limpeza em manguezal

Mutirão de limpeza em manguezal

Dezenas de sacos carregados de resíduos foram retirados de dentro de uma área de manguezal, no entorno do Bairro Ilha das Flores, próximo à entrada do Cais de Capuaba, em Vila Velha, na manhã de segunda-feira (11). O mutirão de limpeza pela preservação do ecossistema reuniu cerca de 150 pessoas e chegou a preencher quase três caçambas em três horas de coleta. Todo o material recebeu destinação ambientalmente adequada.

A ação, que recebeu o nome de Dia D pelo Manguezal, foi promovida pela Escola Leonel de Moura Brizola, localizada em Santa Rita, Vila Velha, com a CODESA sendo um dos apoiadores. Participaram alunos, professores e voluntários, devidamente protegidos com botas e luvas. Dos resíduos encontrados, as garrafas plásticas contaminadas e as lâmpadas – material que elimina substâncias nocivas à saúde humana – são as mais nocivas ao ecossistema e ao homem.

Além do mutirão, o Dia D pelo Manguezal contou com uma caminhada ecológica. Alunos e professores saíram da escola escoltados pela guarda municipal em direção ao manguezal. No trajeto, portavam cartazes e distribuíam panfletos e sabão ecológico (produzido a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha) à comunidade.

O manguezal é definido como um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho. O ambiente é sujeito ao regime das marés, sendo um berçário natural para várias espécies marinhas, onde crustáceos, peixes e moluscos se reproduzem e se alimentam.


Fonte: ASCOM - CODESA
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company