Na semana em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo (primeiro sábado de julho), o Sicoob ES formalizou a liberação de recursos para 73 projetos sociais de diversos municípios, que vão totalizar R$ 1,6 milhão em investimentos de responsabilidade social.
As assinaturas dos termos de cooperação com as instituições selecionadas por meio do 3º edital de projetos sociais foram iniciadas em junho, em diversos municípios do Estado, e seguem até a primeira quinzena de julho.
Em Vitória, a solenidade para firmar compromisso com as organizações da região foi feita nesta quinta-feira (1º), às 14 horas, no Lounge Findes Sicoob, localizado na Reta da Penha.
Dentre os projetos contemplados pelo 3º edital está o “Acaccinho Vai à Escola”, que vai propiciar melhores condições de aprendizado escolar para 240 crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer atendidos pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).
Melhorias e inclusão
Outra instituição que terá o apoio do Sicoob ES é a Santa Casa de Iúna, que vai poder fazer melhorias no berçário para acolher mais pacientes e suas famílias com conforto e segurança. Serão cerca de 10 mil pessoas impactadas positivamente.
“O aporte de recursos em iniciativas que agregam valor às pessoas por meio de ações que incentivem conceitos cooperativismo, empreendedorismo, cidadania financeira, sustentabilidade, saúde, formação profissional e lazer vão ao encontro de um dos princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade”, ressalta Sandra Kwak, superintendente institucional do Sicoob ES.
Em Santa Maria de Jetibá, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade receberá apoio financeiro do Sicoob ES para aprimorar o pilates inclusivo para 60 pessoas.
Vidas transformadas
O projeto “Esporte na Vila”, do Instituto Social Vilavelhense, vai conseguir atender mais crianças e adolescentes de 7 a 18 anos através do ensino do futebol de campo, no Ibes. A ação vai atender 200 jovens, com recursos humanos especializados e estrutura física adequada.
“É gratificante ver quantas vidas estão sendo transformadas através destes projetos, que permitem ao Sicoob cumprir uma das premissas do cooperativismo, que é ser um agente de desenvolvimento da sociedade”, afirma Sandra Kwak.
A relação completa dos projetos selecionados por meio do edital do Sicoob ES está disponível no link
https://www.sicoobes.com.br/index.php?p=resultado_edital. Este ano, 166 instituições inscreveram 236 projetos, sendo que 81 delas encaminharam propostas pela primeira vez.
Em 2020, a seleção contemplou 39 municípios, em um investimento de R$ 1,4 milhão em 65 projetos que abrangeram 28 mil pessoas. Os recursos para o edital são provenientes do Fundo de Investimento Social (FIS), composto por 1% das sobras geradas pelas cooperativas do Sicoob ES.
Sobre o Sicoob
O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.
É formado por aproximadamente 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.480 pontos de atendimento.
Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 400 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.