A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lança, nesta segunda-feira (08), dois editais de seleção para programas gratuitos de incubação de empresas. As capacitações e assessorias dos programas, que costumavam ser presenciais, serão remotas devido à pandemia do novo Coranavírus (Covid-19).
A Insight Incubadora, do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, abre oito vagas para o programa de pré-incubação de ideias e pequenas empresas e a Prosperas Incubadora, do CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, abre quatro vagas para o programa de incubação de empresas. As inscrições podem ser feitas no site
www.secti.es.gov.br e vão de segunda-feira (08) até o dia 19 de junho. Os editais de seleção também podem ser acessados no mesmo site.
Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, as incubadoras são uma forma de o Governo do Estado investir no empreendedorismo capixaba: “Temos que incentivar a economia e principalmente dar oportunidades para quem deseja ser um empreendedor. Esse é o direcionamento do nosso planejamento quanto Governo do Estado. Os programas oferecem informações e treinamentos para que seu projeto ou empresa siga adiante”, destacou.
As Incubadoras fornecem orientação e capacitação gratuita para o empreendedor que está em busca de financiamentos e acesso à consultoria e assessoria, seja intelectual, administrativa ou jurídica. Os encontros serão a distância para respeitar o isolamento social estabelecido como medida de prevenção ao novo Coronavírus.
Edital de pré-incubação da Insight Incubadora
O público-alvo são pessoas jurídicas – com até 15 meses de existência –, ou físicas que desejam tornar seus projetos de pesquisa de base científica e tecnológica aptos a serem inseridos no mercado e apresentar propostas para desenvolver seu potencial empreendedor.
As capacitações oferecidas no curso de pré-incubação têm como foco principal os empreendedores que possuem ideias inovadoras com demanda no mercado, cujo resultado desejado seja potencializar as chances de sucesso nos negócios e sua inserção no mundo do trabalho.
É desejável que as propostas estejam de acordo com uma ou mais áreas de atuação da Insight Incubadora conforme listado abaixo:
· Economia Criativa;
· Tecnologias Químicas;
· Tecnologias Biotecnológicas;
· Tecnologias Educacionais;
· Tecnologias de Informação e Comunicação;
· Tecnologias de sustentabilidade;
· Informática;
· Social;
· Cultural;
· Diversos (mas que sejam de interesse das Instituições organizadoras).
Clique aqui e acesse o edital para saber mais.
Edital de incubação da Prosperas Incubadora
O objetivo da Incubação de Empreendimentos é o desenvolvimento de competências empresariais por meio do aporte de gestão e de tecnologia. O programa de incubação oferece apoio na gestão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de negócio; tecnológico para o desenvolvimento dos produtos e processos inovadores; na promoção da rede de relacionamento com instituições científicas, tecnológicas e entidades empresariais para a formação de parcerias estratégicas; entre outros.
Poderão submeter propostas os empreendimentos que:
· Possuírem a modelagem da ideia, produtos, protótipos operacionais, processos ou serviços com potencial de propriedade intelectual e apresentem o Projeto de Negócio no qual demonstre a viabilidade e o caráter inovador do projeto;
· Possuírem regularidade jurídica, fiscal e trabalhista para pessoas jurídicas;
· Possuírem regularidade fiscal e comprovação da idoneidade para pessoas físicas.
Os empreendimentos devem apresentar adesão a uma ou mais áreas de atuação da Prosperas, que atualmente são:
· Administração;
· Automação;
· Segurança do Trabalho;
· Mecânica;
· Economia Criativa;
· Tecnologias Educacionais;
· Tecnologias de Informação e Comunicação;
· Tecnologias de sustentabilidade;
· Informática;
· Social;
· Cultural;
· Práticas desportivas;
· Cooperativismo;
· Agronegócio;
· Diversos (mas que sejam de interesse da Instituição organizadora).
Clique aqui e acesse o edital para saber mais.