Obra será apresentada no I Encontro de Doutrinadores das Ciências Penais do Espírito Santo, evento inédito no Estado
O I Encontro de Doutrinadores das Ciências Penais do Espírito Santo será palco da apresentação do livro “Gerenciamento de Crise na Segurança Pública e Privada”, lançamento do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, José Darcy Arruda, que reúne sua experiência profissional com suas pesquisas acadêmicas.
O evento acontece nesta sexta, 31, e sábado, 1º, no Centro de Convenções de Vitória, reunindo grandes nomes do Direito brasileiro na atualidade, estudantes, profissionais de Segurança Pública e que desenvolvem pesquisas no âmbito das Ciências Penais.
A publicação apresenta condutas indicadas para agentes de segurança pública e privada em momentos de crise, fazendo uma incursão em situações de alto risco e enfatizando aspectos como os causadores da crise, as patologias mais comuns e a importância das informações que servirão de base para a negociação. A obra também faz uma análise do grau de risco e da ameaça, apontando uma classificação e níveis de resposta. O papel da mídia em circunstâncias que envolvem a segurança é outro ponto abordado no livro.
“Este livro é uma obra completa de auxílio para aqueles que atuam em situações de conflitos relacionados à segurança pública e privada. Além deste lançamento, todos os palestrantes do evento que tiverem livros publicados terão as suas obras apresentadas”, destaca a coordenadora científica do evento, Dra. Fabiana Franco.
O I Encontro de Doutrinadores das Ciências Penais do Espírito Santo é um evento inédito no Estado, voltado para delegados de polícia e seus agentes, policiais militares, agentes das guardas municipais, agentes penitenciários, advogados, professores, estudantes, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e defensores públicos.
O evento trará à Vitória palestrantes como o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; a promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Cláudia Barros; o procurador de Justiça e atual diretor executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez; o promotor de Justiça do Estado de São Paulo Cleber Masson; dentre outros.
Dentre os temas debatidos estão “O Direito Penal e o controle social”, “A Expansão do Direito Penal e as velocidades do poder punitivo”, “Novas fronteiras para a segurança pública”, “Acordos penais: necessidade ou conveniência”, “Execução penal: o sistema atual e as alterações que estão por vir” etc.