No Espírito Santo, o setor envolve diferentes segmentos da economia local, entre eles: mineração, metalurgia e siderurgia
Para conquistarem espaço no mercado, as empresas do ramo metalomecânico precisam adotar constantemente novas tecnologias e métodos produtivos mais modernos e eficazes, além de inovar em produtos. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), os empresários capixabas deste segmento contam com recursos para investirem em novas tecnologias e aperfeiçoamento da produção.
A cadeia produtiva metalomecânica incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados. No Espírito Santo, o setor envolve diferentes segmentos da economia local, entre eles: mineração, metalurgia e siderurgia.
Por meio dos encadeamentos produtivos, o processo de crescimento econômico dos negócios ligados a esta cadeia produtiva é sustentado mediante investimentos e inovações. O diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, destaca que se trata de uma importante atividade econômica capixaba.
“Os Arranjos Produtivos Locais, como o do setor metalomecânico, podem contar com o Bandes tanto para o incremento de programas de fomento como para a participação acionária. Com a oferta destes produtos e serviços, o Bandes estimula as atividades inovadoras nas empresas, contribuindo para o aumento da eficiência produtiva e a melhoria da competitividade da economia capixaba”, afirma Colodetti.
Os empreendedores poderão ter acesso às linhas de financiamento destinadas ao setor, aos programas de fomento e incentivos destinados à indústria metalomecânica. Com a disponibilidade de linhas de financiamento e de programa como Bandes Indústria 4.0, focada na adoção de praticas inovadoras na produção, os empresários do setor que podem adquirir insumos e maquinário ou ampliar e modernizar suas instalações.
Os recursos contribuem, inclusive, para estimular a expansão econômica regional a partir dos efeitos de encadeamentos oriundos de investimentos em indústrias que exigem complementaridades para sua produção e contratação de fornecedores.
Tradição do setor metalomecânico capixaba
Ao longo das últimas décadas desenvolveram-se no Estado segmentos industriais e de serviços impulsionados pelos chamados “grandes projetos”, formando uma ampla rede de fornecedores nas áreas de metalomecânica (fabricação de peças e componentes, montagem e manutenção), eletroeletrônica, engenharia de projetos, construção civil e outros serviços tecnológicos especializados.
Esta rede constitui-se, hoje, de 280 empresas pertencentes aos segmentos supramencionados, empresas estas associadas ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Estado do Espírito Santo (PDF) e que atendem aos setores de siderurgia, mineração, papel e celulose, portuário, ferroviário e, principalmente, rodoviário. Com a expansão da exploração de petróleo e gás no Espírito Santo, novas perspectivas econômicas se abrem para a chamada indústria de base capixaba.
Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br