Empresários, profissionais contabilistas, trabalhadores de diversos segmentos, e técnicos de Saúde e Segurança no Trabalho acompanharam na tarde desta segunda-feira, dia 13, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), o 3º Seminário de Gestão de Pessoas - eSocial na prática.
O evento foi aberto pelo 1º Vice-presidente, José Carlos Zanotelli que falou da preocupação da Findes em atender demandas relevantes e trazer informações sobre os temas que vão mudar o cotidiano das indústrias. “A causa que nos move é a busca pela prosperidade da indústria capixaba”, ressaltou.
“O eSocial não mudou nenhuma legislação que já existia”, afirmou o auditor fiscal do MTE/RJ, João José do Desterro, ao dar início à palestra, “porém, introduz uma nova forma de prestação de informações e de registro de eventos trabalhistas que vai exigir uma mudança de comportamento”.
Na programação do Seminário foram realizadas também outras palestras, abrangendo os temas: DCTF WEB e Reinf, com o auditor-fiscal Gelson Guarçoni; Qualificação Cadastral INSS, com Claudia Bonfin; Qualificação Cadastral CEF, com Saulo Rodrigues; e Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho para o esocial, com o médico do Trabalho e especialista do Sesi Nacional, Claudio Patrus.
Ao contextualizar a vulnerabilidade das empresas com a aplicação do eSocial e o que muda na gestão das organizações, Patrus alertou os participantes sobre o impacto financeiro que a aplicação do sistema pode gerar às empresas. “É preciso ter cuidado com as informações que serão colocadas. As informações precisam estar qualificadas”.
O Seminário foi apoiado pelo Sesi-ES e faz parte das ações desenvolvidas pela Rede SESI VIVA +, uma estratégia que tem por objetivo fornecer informações qualificadas, a partir dos dados gerados no sistema de Gestão de SST e Promoção da saúde. De forma estratégica a Rede apoiará o SESI no desenvolvimento de programas voltados à promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças para o trabalhador da indústria por meio de indicadores de efetividade e metas operacionais, em consonância com a estratégia do SESI.
E-social
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um sistema eletrônico de prestação de contas ao Governo, que visa simplificar o processo, evitando redundâncias e a burocracia para as empresas. Por meio dele, empregadores comunicarão, de forma unificada e digital, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.