Cerca de 4.500 mudas de espécies em extinção serão plantadas em todo o Brasil, no dia 17, no Espírito Santo 150 mudas da Mata Atlântica serão inseridas em Domingos Martins.
O projeto Uruçu Capixaba, em conjunto com outros 17 projetos ambientais, plantará cerca de 4.500 mudas em várias regiões do país na próxima quarta-feira (17). O Uruçu Capixaba é o responsável pelo plantio de 150 mudas nativas da Mata Atlântica, das quais, 50 são ameaçadas de extinção. Espécies como, Cedro-rosa, Jacarandá-da-bahia, Palmito-juçara, Braúna, Pau-brasil serão plantadas no município de Domingos Martins, no Estado. Essa iniciativa faz parte de uma ação coletiva, resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, a maioria da linha Florestas e Clima, patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mítica do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las da invasão e ataque de pessoas mal-intencionadas. Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”. Por isso, na data são realizadas ações que mostram à p opulação os perigos do desmatamento e da falta de proteção às florestas.
A ação envolverá crianças, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidade tradicionais e povos indígenas pretende reforçar a importância da proteção das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta.
“A ideia é aproximar as pessoas e a natureza disseminando conhecimentos sobre as espécies ameaçadas, a necessidade de recuperação e preservação dos recursos para gerações futuras e também a utilização das plantas em várias atividades humanas como a alimentação, o uso medicinal, a produção de cosméticos, entre outras utilidades”, comentou o diretor presidente do Ibramar, Jucenio Mauro Romagna.
A ação conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima e #juntospelomeioambiente.
URUÇU CAPIXABA
O projeto Uruçu Capixaba é realizado no estado do Espírito Santo, pelo Ibramar – Instituto Brasileiro do Mar. O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização. O projeto já plantou aproximadamente 8.000 mudas de espécies nativas e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, repovoamento da abelha Uruçu Capixaba, também ameaçada de extinção e vem atuando em diferentes ações de educação ambiental junto as escolas e comunidade rural do município de Domingos Martins.