A EDP Ventures Brasil, veículo de investimento de capital de risco da EDP, realizou aporte financeiro de R$ 2 milhões na Time Energy, empresa que fornece tecnologia e equipamentos para o setor elétrico. A startup de Campinas desenvolveu uma solução IoT (internet das coisas) voltada para a gestão eficiente do consumo de energia em estabelecimentos comerciais e industriais.
A Time Energy foi criada em 2012 com a missão de auxiliar clientes residenciais e empresariais no acesso às informações e no controle do consumo de energia. A aproximação com a EDP Ventures ocorreu em 2019, quando a startup foi uma das finalistas do Starter Business Acceleration, programa global de aceleração do grupo EDP.
A Time Energy desenvolve hardware próprio com medidores de consumo com tecnologia de ponta e possui uma plataforma que permite analisar todos os dados de consumo gerados, trazendo maior eficiência energética para diversos perfis, como shoppings, aeroportos, universidades, hospitais, indústrias, hotéis, franquias e bancos, entre outros. As soluções da startup garantem aos clientes informações precisas, em tempo real, sobre consumo detalhado por equipamento, e até recomendações para reduzir os gastos com energia elétrica.
"Para continuar liderando a transição energética, a EDP tem como objetivo estratégico o empoderamento dos seus clientes, oferecendo informações e soluções que otimizem o consumo de energia elétrica e, assim, melhorando o controle e a eficiência energética. A Time Energy atraiu nosso interesse por ter um time de fundadores brilhantes, com um histórico de destaque nos programas de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL, e que conseguiu colocar no mercado produtos criados nos principais centros de pesquisa do país", afirma Rosario Cannata, gestor de Investimento da EDP Ventures Brasil.
O investimento da EDP Ventures possibilitará que a Time Energy alavanque a sua tração comercial em várias indústrias e aumente a escalabilidade do seu negócio, com uma tecnologia proprietária de ponta.
"Nossa experiência com a EDP tem sido positiva desde o primeiro dia. O Starter Business Acceleration possibilitou o nosso relacionamento com diferentes empresas e pessoas do grupo, além de um grande aprendizado. Esse investimento permitirá a expansão dos nossos negócios e um grande avanço na nossa tecnologia, porque, além do capital, temos a expertise da EDP no setor elétrico para construir uma solução conjunta e inovadora", diz Leandro Pereira, CEO da Time Energy.
Sobre a EDP Ventures
Criada em setembro de 2018, a EDP Ventures Brasil é o primeiro veículo de venture capital do setor elétrico brasileiro, com recursos a serem destinados a startups que atuam em seis verticais: energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia, inovação digital (blockchain, IoT, big data, realidade virtual), soluções com foco no cliente e áreas transversais (legaltechs, fintechs, HRtechs). Interessados podem acessar o site
www.edpventures.vc para obter mais informações.
Além da Time Energy, já receberam investimentos no Brasil as startups, Colab, Dom Rock, Delfos, Fractal Engenharia e Clarke Energia. Desde 2008, os veículos de Venture Capital do Grupo EDP já aplicaram globalmente 38 milhões de euros em 33 startups, que juntas empregam mais de 1.200 colaboradores e têm mais de 140 milhões de euros de receita por ano.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.