Loading...

Notícia

Publicado: 09/12/2019 00:00h

EDP e Shopping Vitória firmam nova parceria de eficiência energética

EDP e Shopping Vitória firmam nova parceria de eficiência energética

Companhia será responsável pela modernização da iluminação do ambiente, evitando a emissão de 24 toneladas de CO2 o equivalente ao plantio de 149 árvores

Depois do sucesso da parceria firmada em 2015, a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, por meio da EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da Companhia, realiza no Shopping Vitória, na capital capixaba, mais um projeto de eficiência energética. A iniciativa tem como objetivo modernizar totalmente a iluminação do local, gerando uma economia média de aproximadamente 324,54 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de 162 residências. A ação ainda evitará a emissão de 24 toneladas de CO2 por ano, o correspondente ao plantio de 149 árvores.

A primeira parceria entre as empresas aconteceu em 2015, quando a EDP realizou a substituição de seis chillers equipamentos responsáveis pela geração de ar-refrigerado para as áreas comuns do shopping. Com esse projeto, o shopping pode reduzir o consumo de eletricidade e, consequentemente, poupando a utilização de recursos naturais para geração de energia.

Neste novo projeto, a EDP espera trazer ainda mais economia ao local. Entre os beneficios, estão a redução do gasto de energia e da fatura, renovação da tecnologia de iluminação e a redução da necessidade de manutenção das lâmpadas. Cerca de 5 mil lâmpadas serão trocadas em todo o interior do shopping até novembro.

“A EDP tem ampliado sua atuação no segmento de soluções em energia em todo o País. Os projetos reforçam os compromissos da Companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e o ODS 15 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), sempre levando economia e eficiência para os nossos clientes”, diz Daniel Santiago, gestor executivo da EDP Smart.

“Esta importante parceria permitirá ao Shopping Vitória ser ainda mais eficiente na questão ambiental. Nos empenhamos para buscar ações que contribuam para a redução do uso de recursos naturais e a emissão de poluentes, como o CO2. Contamos com diversos projetos implementados nessa área e esta nova parceria com a EDP potencializará ainda mais os nossos resultados. Além de ter um desempenho importante com relação ao meio ambiente e impacto do custo da energia elétrica, as novas lâmpadas também garantirão uma revitalização natural do ambiente, deixando a iluminação do mall ainda mais bonita”, afirma Cícero Nobre, gerente de operações do Shopping Vitória.

Destaques

No último ano, a EDP foi destaque durante a semana da 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Uma das iniciativas apresentadas foi o reaproveitamento de biomassa para a geração de energia por meio do vapor, utilizando como fonte o cavaco de madeira proveniente do reflorestamento. Para isso, a EDP construiu uma usina de geração de vapor na unidade fabril do cliente, uma grande indústria do setor automotivo, além disso a Companhia assumiu recentemente o compromisso “Business Ambition for 1,5ºC Our Only Future”, junto com outras 87 empresas do mundo, que tem o objetivo de reduzir emissões para garantir que o aquecimento global não passe de 1,5°C.

Desde 2016 os projetos entregues pela EDP somam 210 instalações com soluções de eficiência energética, economizando 205,62 GWh de energia o que corresponde a 87,8 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser lançadas na atmosfera.

Entre os casos de sucesso, destacam-se:

- MAKRO: amplo projeto de eficiência energética que implantou melhorias em 69 lojas da rede atacadista de supermercados em 2017.Com o investimento de R$ 60 milhões, a atacadista reduziu seu consumo de energia com iluminação em até 55%;

- COSTA DO SAUÍPE: realizado no complexo hoteleiro Costa do Sauípe, na Bahia, o projeto desenvolvido em 2016 promoveu a modernização do sistema de climatização de dois hotéis do complexo turístico, com automação e retrofit dos chillers e motobombas. Ao final da remodelação, detectou-se a economia anual de 2.965 MWh, cerca de 34% superior à projetada;

- SHOPPING VITÓRIA: o projeto visou à modernização das instalações das Centrais de Água Gelada de duas alas do Shopping Center, localizado no Espírito Santo, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade da operação do sistema, possibilitando a operação mesmo em caso de falha ou indisponibilidade dos equipamentos principais. Economia: 2.782 MWh ao ano.


Fonte: Assessoria de Imprensa - EDP
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company