Melhora na avaliação das condições atuais da economia deixa empresários mais animados em relação ao ambiente econômico do país
Os empresários do comércio capixaba se mostraram mais animados com a situação atual do ambiente econômico do país, em fevereiro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Vitória apresentou o maior indicador dos últimos sete anos. O indicador de fevereiro teve alta de 6,3% em relação a janeiro e alcançou 134,6 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado a alta foi de 13,3%. Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC), divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Apresentando também o maior indicador dos últimos sete anos, com 115,7 pontos, o subíndice que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa foi o que mais desenvolveu nas duas comparações (mensal e anual) e puxou a alta do levantamento.
Na pesquisa, todos os três subíndices que compõem o ICEC tiveram um crescimento tanto na comparação com janeiro anterior, quanto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O subíndice que avalia as expectativas possui o maior valor em pontos (171,3), mostrando um alto otimismo para os próximos meses. O subíndice que avalia as condições de investimentos também subiu nas duas comparações, na variação mensal ele teve um crescimento de 3,1% e na comparação anual 12,5%, ficando em 116,7 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os empresários do comércio estão cada vez mais otimistas para a retomada das vendas em 2019. “O fechamento de 2018 já foi positivo e os empresários estão cada vez mais confiantes com a situação atual e futura da economia. Isso significa uma mudança nos ânimos que deverá, consequentemente, incentivar os investimentos e as contratações”, conta.
Brasil
O ICEC apurado para o Brasil marcou 124,9 pontos no mês de fevereiro de 2019 o que representou uma alta de 3,2% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 10,3%.
Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas localizadas na capital Vitória–ES. A análise local é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.